A juíza Thânia Mara Luz, titular da comarca de Meleiro (SC), realizou nesta semana uma audiência de conciliação através do software de mensagens instantâneas Skype. O requerido reside nos EUA e se prontificou a participar da audiência sem necessidade de citação formal.
O Ministério Público participou da audiência, na ação de investigação de paternidade cumulada com alimento, com presença da autora, seu procurador e o advogado do requerido.
A conciliação foi considerada um sucesso e o processo foi extinto com resolução do mérito. “A medida, além de célere, contribuiu para a efetividade e satisfação dos direitos das partes, além de redundar em economia para o Poder Judiciário com os custos financeiros para expedição de uma carta rogatória”, comentou a magistrada.
O município de Meleiros fica localizado na microrregião do extremo sul catarinense e tem 7.066 habitantes. A economia é baseada no cultivo de arroz, feijão, milho e fumo, no extrativismo vegetal e na indústria de calçados para exportação. A cidade de forte colonização italiana fazia parte de Araranguá e se emancipou em 1961.
Fonte: Tribunal de Justiça de SC