A partir da próxima segunda-feira (27/09/21), a comarca de Blumenau terá um local específico para realizar as tentativas de acordo em conflitos pré-processuais, processuais e de cidadania. O foco serão as matérias fazendárias e em especial de execuções fiscais.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc – Tributário), fruto do convênio n. 82/2021, celebrado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina e o Município de Blumenau, funcionará na Avenida Presidente Castelo Branco, 1243, sala 5, no Centro, junto ao Procon.
O Cejusc Tributário da comarca de Blumenau será supervisionado pela Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec) e coordenado pelo juiz Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública e Vara Regional de Execuções Fiscais Estaduais da comarca.
Segundo o magistrado encarregado pelo funcionamento da nova unidade jurisdicional, “a medida desafogará o judiciário simplificando a cobrança e o pagamento dos tributos em atraso com o consequente aumento de arrecadação e menores custos tanto para o devedor quando para o município exequente”.