Por volta das 10h deste sábado (24/08/19), começou o cortejo de abertura do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (Colmeia) em Blumenau. Os artistas saíram das praça Dr. Blumenau e seguiram pela Rua XV de Novembro até o Teatro Carlos Gomes, onde ocorre o evento até domingo (25).
Serão mais de 150 atrações, desde cinema, dança, literatura, música, artes plásticas, mobilidade, oficinas e teatro. Para esta 8ª edição, foi criado o grupo de trabalho Acessibilidade, que teve a missão de buscar opções artísticas com foco à população com deficiência visual e auditiva.
O processo foi desenvolvido por um grupo formado por pessoas ligadas à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Centro Braile. Foram traduzidas algumas peças e shows para Linguagem Brasileira de Sinas (Libras), além da exposição de amostras de obras de artes visuais com audiodescrição.
Terão poemas impressos em braile, cabine poética com poesias em áudio e apresentação de dança com roteiro tátil dos trajes. Aos deficientes auditivos, declamação de poesias com interpretação em libras e dos releases das coreografias na dança. Nas artes plásticaa, artistas irão expor trabalhos com áudio descrição e obras táteis.
A primeira atração de hoje (24) será na praça do Teatro Carlos Gomes, às 11h30min, com a apresentação do Bailinho Clown. No início da tarde, às 14h, terá a apresentação da peça Tartufo, pelo grupo de Teatro FIC, com áudio descrição.
Para quem gosta de música clássica e MPB, a orquestra de Sopros do TCG fará uma apresentação às 15h30min de domingo. Tem muita coisa bacana, que é possível acompanhar na página do evento, que pode ser acessada clicando aqui.