Coleta de lixo da rua XV de Novembro passa por mudanças

Foto: Luciano Bernz
Foto: Luciano Bernz
Foto: Luciano Bernz

A partir desta semana, o Samae, através do setor de Resíduos Sólidos, traz mudanças significativas para a disposição e coleta de lixo na rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Entre as melhorias estão a proibição da colocação do material a ser recolhido na via e os horários para dispor lixo comum e reciclável. A partir de agora, os estabelecimentos e residências localizados do lado ímpar da rua deverão depositar o lixo em contêineres nas vias transversais e na rua Curt Hering.

Os estabelecimentos localizados no lado par da via também têm contêineres disponíveis na Avenida Castelo Branco (Beira Rio) para o depósito de todo o material, separado por comum (gerado no dia-a-dia) e lixo reciclável (que pode ser reutilizado). Ao todo foram instalados pelo Samae contêineres em mais cinco pontos ao longo das vias para facilitar o acesso.

Lixo reciclado

Para o lixo reciclável, o material deverá ser disposto em sacos plásticos no contêiner azul das 18h às 19h, de segunda a sexta-feira e das 13h às 14h aos sábados. O comum deverá ser colocado no contêiner verde, das 19h às 21h, de segunda a sexta-feira e das 13h às 15h aos sábados.

De acordo com o gerente de Resíduos Sólidos, João Carlos Franceschi, as alterações irão beneficiar a população e o objetivo da autarquia é aumentar o número de contêineres na via até o fim deste ano. “Nós aumentamos a quantidade de contêineres na rua XV para contemplar quem estava longe dos já existentes e definimos locais e horários para a disposição de todo o material para organizar e, assim manter o centro da cidade limpo. Isso facilita também o recolhimento. O Samae pretende até o fim de 2014 implantar mais 10 pontos de coleta”, afirma o gerente.

Núcleos familiares

O Samae incrementou a coleta de lixo reciclado no município passando de 220 toneladas coletadas para 480 toneladas por mês. Esse incremento é resultado de um trabalho feito no final do ano passado com famílias para ajudar a autarquia no trabalho de separação do lixo. Com isso, Blumenau conta atualmente com oito núcleos familiares de catadores, que recebem do Samae a estrutura necessária e o lixo coletado, permitindo que os grupos separem os materiais e comercializem. Para atingir esse resultado significativo na coleta do lixo reciclado, o Samae conta ainda com duas cooperativas, a Coperblu e a Reciblu.

Em relação ao lixo recolhido em toda a cidade, a média dos últimos meses ultrapassa 7 mil toneladas. No início deste ano, o Samae conseguiu atingir a marca dos 8.100 toneladas em função do grande volume de resíduos gerados pelas festas de final de ano. Segundo o gerente de resíduos sólidos do Samae, João Carlos Franceschi, a população pode ajudar a autarquia com sugestões ou denúncias pelo e-mail ouvdodira@samae.com.br. O contato para saber sobre o lixo reciclado é o 3222-4160.

Separação

O gerente também reforça à comunidade que não há necessidade de separar cada tipo de material em sacos diferentes. Podem ser colocados em um mesmo recipiente vidros que não estejam quebrados, plástico, latas e papeis. “O importante é separar destes materiais os produtos orgânicos e acondicioná-los em outro saco, como comida, produtos de limpeza, por exemplo”, diz Franceschi.

 Texto: Bruna Merini