Uma das propostas aprovada pelo Edital Herbert Holetz, com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (FMAC), foi a catalogação de 900 brinquedos pertencentes ao acervo do Museu de Hábitos e Costumes.
O projeto de Iara Claudineia Stiehler começou a ser executado no dia 17 de agosto, quando foram recolhidos os dados de mais de 205 brinquedos, como bonecas, loucinhas, bichos de pelúcia, fantoches, roupinhas, entre outros objetos. As fichas terão informações como dimensões, características, dados históricos e fotos.
O museu localizado no início da Rua XV de Novembro, guarda um acervo representativo do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver no município no período que abrange desde o final do século XIX até a atualidade. São peças de roupa masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico.
A maior parte desses objetos foram reunidos e doados por Ellen Weege Vollmer e levam a diferentes contextos históricos, culturais e sociais.
Projeto cultural: Documentação da coleção de brinquedos do Museu de Hábitos e Costumes
Proponente: Iara Claudineia Stiehler
Patrocínio: prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau
Museu de Hábitos e Costumes
Endereço: Antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger (Rua XV de Novembro, 25, Centro Histórico)
Horário:
- Terça a sexta-feira: 10h às 16h
- Finais de semana: das 10h às 16h
- Ingressos: R$ 6 reais. Estudantes e professores pagam meia
Telefone: (47) 3381-7979
E-mail: museudafamiliacolonial@fcblu.com.br
Por Sérgio Antonello, da SECOM/BNU