Nos últimos dias que precedem o final da 37ª Oktoberfest Blumenau, entre quarta e sexta-feira (19 e 21/10/22), o Hospital Santa Catarina entrou no clima da festa. As Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (UTI NEO-PED) e Materno-Infantil receberam uma decoração temática e as crianças internadas serão vestidas de Fritz e Frida.
Uma das candidatas à nova realeza da festa, a música Carlas Simas, passou pelo hospital às 14h30 na quinta (20) enchendo o ambiente com seu talento no saxofone. Também foi agendada para a tarde de hoje (21), a visita da atual rainha, Sasha Benner Bauer, e das princesas Giane Prochnow (1ª) e Franciele Aline Schwanke (2ª).
Na oportunidade, será escolhido o rei e a rainha da oktober na unidade de saúde. Os trajes típicos destinados às fofuras, foram confeccionados internamente pelo setor de costura usando material higienizado, em parceria com as Unidades de Internação.
A participação e a presença constante da família também fazem toda diferença no tratamento e, por isso, são prioridade para instituição. O convívio com outros pais, propiciado pela UTI NEOPED, também gera uma rede de apoio e empatia, tornando os momentos delicados mais leves.
De acordo com a supervisora da UTI NEOPED, Soraya Bachmann Sousa, essas ações são fundamentais para amenizar o desconforto e propiciar aos pais e crianças momentos de descontração. “São formas de criar boas memórias mesmo dentro de um ambiente hospitalar. Os pequenos adoram e os pais ficam sempre comovidos”, destaca.
UTI NEOPED
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Catarina de Blumenau (UTI NEOPED) está preparada e capacitada para receber recém-nascidos de alto risco e extremo baixo peso (com menos de 1.500g), prematuros e crianças de até 14 anos que necessitam de cuidados especiais.
Além de técnicos de enfermagem, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas e terapeuta ocupacional, a UTI NEOPED conta com uma equipe médica completa, formada por neonatologistas, intensivistas pediátricos, cardiologistas, neurologistas, cirurgião geral pediátrico e cirurgião cardíaco.