No dia 23 de Janeiro, a Círculo S/A de Gaspar (SC) completará 85 anos. A empresa conta com aproximadamente 1,5 mil colaboradores e exporta para 45 países. Hoje os seus produtos e acessórios para artesanato a colocam como a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina.
Será que o jovem Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, de 29 anos, imaginaria todo esse sucesso quando fundou a Schmalz & Círculo em 1938? Neto de suíços e formado em mecânica têxtil na Alemanha, ele mesmo desenvolveu as máquinas para compor futura fábrica de linhas. O empreendedor nasceu em 1909 na cidade de Joinville, mas construiu toda a sua história em Gaspar, e morreu em 1977 na Suíça, depois de tirar as suas primeiras férias do trabalho.
E ao lado de todo grande homem, sempre há uma grande mulher. Estou falando da esposa Guiomar, que estudou nos melhores colégios femininos de São Paulo e tinha um ótimo relacionamento com as freiras desses locais.
Por isso, aproveitou seus contatos para divulgar as linhas da Círculo S/A, oferecendo os materiais que eram produzidos nos trabalhos manuais das alunas, expostos em grandes eventos dos educandários paulistanos. Uma plaquinha fazia a propaganda: “Trabalho executado com Linha Círculo”. Dessa forma, ela buscava incrementar a cultura do artesanato dentro desses espaços e ao mesmo tempo estimular as vendas em São Paulo.
Costuma-se dizer que essa foi uma das primeiras estratégias de marketing adotadas pela empresa para dar visibilidade à marca em um grande centro, como o paulistano. Nesses colégios eram expostos trabalhos de macramê, tricô, crochê e bordados.
As marcas Cléa e Anne, inspiradas em nomes de origem alemã e lançadas em 1948, são os produtos mais antigos e seguem até hoje entre os queridinhos de artesãos e artesãs. Indicados para produzir peças de moda e decoração, possuem ótimo rendimento e caimento. “Nossos designers redesenharam os rótulos de Anne e Cléa de 1948, que serão aplicados em uma edição especial dos produtos Anne 500 e Cléa 1000, na cor branca. Serão cerca de 20 mil novelos contemplados com esta edição limitada”, explica o diretor de Marketing da Círculo S/A, Osni de Oliveira Junior.
Para reforçar o relacionamento afetivo da empresa com seu público interno e externo, uma comissão da empresa selecionou 85 histórias que compartilharam algum momento especial, emocionante, engraçado, de superação ou de amor que viveram com a marca. Elas foram enviadas por consumidores, colaboradores, ex-colaboradores, lojistas e representantes.
As histórias serão publicadas no blog da Círculo S/A durante o ano. “Nos surpreendemos com tantas memórias incríveis que foram compartilhadas que as pessoas construíram junto aos nossos produtos, que ultrapassam gerações, conectam famílias, ressignificam sentimentos, concedem independência e empoderamento e transformam vidas”, comenta Fernanda Wieser, coordenadora de Marketing.
Para reforçar a vocação inovadora da Círculo S/A no segmento de artes manuais, o aplicativo Love Círculo (Android e iOS) receberá uma atualização com interface remodelada e mais intuitiva, além de uma versão premium. A ferramenta traz receitas e gráficos, eventos, além de precificação de projetos.
Junior explica que a novidade funcionará por meio de assinatura, assim como Spotify, Prime e outros. “Quem pagar pelo serviço, terá acesso a materiais exclusivos digitais como apostilas de Amigurumis, revistas, vídeos, receitas e ações especiais em feiras e eventos. Mensalmente, o assinante terá livre acesso a novos materiais”, esclarece
Serão três valores: mensal (R$19,98), semestral (R$ 17,90) e anual (R$ 14,99). A novidade será divulgada em detalhes em um live no perfil da Círculo S/A no Instagram, no dia 23 de janeiro, às 15h.
Internacionalização da marca
Em 2023, a Círculo S/A alcançou consumidores de mais de 45 países de cinco continentes, através de mais de 60 distribuidores. “A expansão no mercado internacional começou em 1972 e, para celebrarmos esse importante marco, lançamos a campanha Círculo S/A pelo mundo – 85 anos, em que levamos a beleza do trabalho feito à mão e o artesanato brasileiro a cenários incríveis, como Trancoso, Mykonos, Miami, Paris, Nova York e Turim. Nossa equipe vai trabalhar a cada mês em um local diferente, com diversos materiais com muito conteúdo e receitas. Estamos desenvolvendo um cartão-postal com cada cidade que vamos passar, para prepararmos ações especiais, eventos e atividades com influencers”, pontua o diretor de Marketing.
Produtos e estímulo ao artesanato
A empresa oferece mais de 500 produtos e o seu Time de Artesãos, com 13 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato. Além da equipe ministrar workshops em todo o Brasil, ela estimula o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.