“Circuito Monteiro Lobato” celebra a magia da literatura infantil em Blumenau

A programação será realizada na segunda quinzena de abril, promovendo a importância da leitura pelas crianças e incentivando a formação de novos leitores.

Foto: Sérgio Antonello [SMC]

Preparem-se para entrar no universo mágico da literatura infantil brasileiro. Nos dias 17, 18 e 19 de abril, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), promoverá o Circuito Monteiro Lobato em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18).

Em 1882, nesse dia, na cidade de Taubaté (SP), nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, com obras que continuam a encantar gerações. O Circuito, que é promovido há mais de 20 anos pela biblioteca, promove a importância da leitura pelas crianças e incentiva a formação de novos leitores. A ação é voltada à rede de ensino e comunidade de uma forma geral.

Foto: Sérgio Antonello [SMC]
A retomada das atividades presenciais ocorre após três anos e depois que o prédio passou por reformas para torná-lo ainda mais especial. O “Caminho Mágico” do Horto Botânico Edith Gaertner, também servirá como cenário, com convidados especiais trazendo a ludicidade dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, tão amados por todos.

Foto: Sérgio Antonello [SMC]
A gerente da biblioteca, Cristina Carvalho, destaca a importância da ação anual em manter viva a história de Monteiro Lobato e oferecer momentos mágicos e lúdicos para o imaginário das crianças e adultos. “A literatura infantil é a porta de entrada para a formação de leitores e o Circuito Monteiro Lobato reconhece e exalta essa importância”, comenta Sylvio Zimmermann Neto, secretário Municipal de Cultura.

Para participar da ação, basta entrar em contato com a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelo fone 3381-7511 ou 3381-6787.

Os principais personagens da obra “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato, são:

Emília: é a melhor amiga de Narizinho. Boneca falante é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo ideias, é crítica, tagarela e mandona, com um gênio para lá de forte que causa as maiores confusões.

Pedrinho: primo de Narizinho e neto de Dona Benta, vive na cidade. É corajoso, esperto, sempre tem espírito de líder e sempre valente! Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim. Seu nome completo é Pedro Encerrabodes de Oliveira.

Narizinho: prima de Pedrinho e neta de Dona Benta. É muito bondosa e não gosta de que maltratem os animais, é chamada de Narizinho por causa do seu nariz arrebitado. Seu nome completo é Lúcia Encerrabodes de Oliveira.

Visconde de Sabugosa: o sabugo de milho é o cientista super sábio do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.

Dona Benta: avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Pica-pau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília.

Tia Nastácia: cozinheira de mão cheia, muito simpática e sempre assustada. Além de alimentar a turma do Sítio com suas gostosuras, ela gosta do Tio Barnabé.

Cuca: má, perversa e ruim. É uma bruxa com cara e corpo de jacaré. Cuca vive em sua caverna, criando poções e planejando como invadir o Sítio. Faz questão de ser a criatura mais maléfica das redondezas e não aceita que outros(as) bruxos(as) se aproximem de seu território.

 

Foto: Sérgio Antonello [SMC]
Foto: Sérgio Antonello [SMC]
Foto: Sérgio Antonello [SMC]