Cinco pessoas morreram na queda de um avião na noite de quarta-feira (23/10/24), na divisa entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, no interior de São Paulo. As vítimas eram funcionários da empresa de táxi aéreo Abaeté Aviação, responsável pela aeronave. O grupo, que decolou do Aeroporto Internacional de Florianópolis, faria uma parada em Belo Horizonte antes de seguir para Salvador, destino final do voo.
De acordo com a Abaeté Aviação, os ocupantes eram o comandante, o piloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico, que haviam realizado uma operação de transporte aeromédico em Santa Catarina e retornavam à Bahia. Em nota, a empresa lamentou o acidente e afirmou que está prestando assistência às famílias das vítimas, além de colaborar com as autoridades na investigação das causas da tragédia.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o acidente aconteceu por volta das 18h39, sob forte chuva. A região de Santa Branca registrou pelo menos 40 milímetros de chuva em seis horas no dia do acidente, o que pode ter contribuído para a queda. Moradores próximos relataram terem ouvido um ruído, que associaram a uma falha de motor, seguido de uma explosão.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave envolvida era um Embraer-121 Xingu, com capacidade para oito pessoas, fabricado em 1982. A FAB está investigando o caso para apurar as circunstâncias do acidente.
O local onde o avião caiu é de difícil acesso, e as equipes de resgate só conseguiram chegar por volta das 23h30 de quarta-feira. Nenhuma das cinco pessoas a bordo sobreviveu.
Nota da empresa
A Abaeté Aviação confirma a queda do avião modelo Xingu E121, prefixo PTMBU, às 18h39 do dia 23, na divisa entre as cidades de Paraibuna e Santa Branca (SP).
Na aeronave, estavam cinco pessoas, todos colaboradores da empresa: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico. Trata-se de um voo de traslado que retornava de Florianópolis (SC) em direção a Belo Horizonte (MG), decolando às 16h51.
Segundo informações das autoridades locais, a aeronave foi encontrada, sem sobreviventes. A empresa está acolhendo as famílias e oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de dor.
A causa do acidente ainda é desconhecida. A empresa está trabalhando junto às autoridades de investigação de acidentes e oferecendo toda a assistência possível neste momento difícil.