Cinco municípios do Vale elaboram um projeto de cicloturismo regional

Foto: Valmir Singh
Foto: Valmir Singh

 

Um encontro no Sindilojas de Brusque às 14h30min desta quarta-feira (11/10/17), reunirá representantes dos municípios de Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Brusque e Gaspar. O objetivo é estimular o setor privado e instituições, para elaboração de um projeto de cicloturismo regional.

No Vale do Itajaí já existe o Circuito Vale Europeu que começa e termina na cidade de Timbó (SC). São sete dias de pedaladas, pernoitando cada período num local diferente. Com uma média de 50 quilômetros por dia, o circuito passa pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. Os 300 quilômetros do trajeto, são sinalizados com placas, por isso ele é considerado auto guiado.

“Todas as cidades têm discutido constantemente o tema, bem como o turismo de aventura e o religioso, que estão hoje em ascensão. No entanto, precisamos discutir o assunto de forma regionalizada. O estilo de vida promove, além do esporte, a saúde, movimenta a economia e, principalmente, a mobilidade urbana,“ ressalta o diretor de turismo de Gaspar, Norberto Mette.

Nos últimos anos, a prática do cicloturismo tem crescido tanto no Brasil, quanto no mundo. O trajeto que irá ser discutido não inclui Blumenau, mas fica a dica para desenvolver um projeto semelhante que pode explorar inicialmente a própria cidade. Mas que pode ser ampliada para Indaial e Pomerode.