Cinco lições dos atletas olímpicos ao mundo corporativo

Atletismo 100 mts rasos masculino com vitória de Usain Bolt | Foto: Ministério do Esporte
Atletismo 100 mts rasos masculino com vitória de Usain Bolt | Foto: Ministério do Esporte
Atletismo 100 mts rasos masculino com vitória de Usain Bolt | Foto: Ministério do Esporte

 

Por Camile Magalhães

Atletas do mundo inteiro vieram ao Rio de Janeiro para mostrar o melhor. Eles apresentam agora o resultado de um trabalho de anos. “Cada um, conquistando medalha ou não, pode ser um exemplo para quem busca a alta performance no universo corporativo”, analisa a Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. O caminho é difícil, mas compensador. Quer tentar? Anote os passos:

1. Trabalho intenso: os atletas treinam arduamente para conseguirem as melhores marcas em cada esporte. Um profissional de alta performance também tem que trabalhar duro. Estudar e buscar aperfeiçoamento constante. Não pode parar.

2. Foco: Onde você quer chegar? Qual é a sua meta? Os atletas têm isso em mente o tempo inteiro. Você precisa saber qual é a sua meta para focar e investir todos os esforços em busca da sua realização.

3. Persistência: problemas podem aparecer. No caso dos atletas, lesões e falta de patrocínio são alguns. Mas, nada pode interferir na meta de vencer. No ambiente profissional também existem os momentos difíceis, como a crise que o Brasil atravessa, por exemplo. Porém, reclamar não adianta. É hora de pensar positivo, criar oportunidades, fazer mais e melhor.

4. Estude os adversários: não apenas saber como eles estão se preparando para as provas e jogos, os concorrentes podem servir como inspiração.

5. Esteja com os melhores: pode-se chegar a uma Olimpíada sozinho? Talvez sim. Mas, muitos atletas conseguem alcançar esse sonho com o apoio de uma equipe. Técnicos, preparadores físicos, nutricionistas. Todos ajudam, cada um em sua área. Nas empresas não é diferente. É preciso ter uma equipe afiada e afinada para alcançar as metas.