Cidade no Vale do Itajaí vai criar a Rota das Capelas, um novo circuito turístico

O objetivo é unir arquitetura, religiosidade e natureza, num percurso que poderá ser realizado de bicicleta, a pé ou de carro.

Capela São Roque, na localidade de Morro 80, em Ascurra (SC)

O município Ascurra (SC), no Médio Vale do Itajaí, que já estava estruturando roteiros para cicloturismo identificou o potencial para trabalhar no segmento religioso. O projeto está sendo chamado como Rota das Capelas, que poderá ser contemplado de bicicleta, a pé ou de carro.

A proposta é se inspirar na arquitetura cercada pela natureza, inspirados em momentos de devoção. O projeto é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae/SC, que identificou a oportunidade de criar a nova atração turística.

“Como a religiosidade é uma referência em Ascurra e região, um roteiro desse gênero preserva o patrimônio cultural e histórico, promove a compreensão intercultural e proporciona uma experiência única aos turistas. Além disso, ao atrair mais visitantes, o turismo local é impulsionado, resultando em maior demanda por serviços de hospedagem, alimentação e guias turísticos, fomentando assim o crescimento das empresas e contribuindo para o desenvolvimento econômico local”, destaca Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.

Foto: SEBRAE/SC

O projeto está em etapa de implantação e deve ser lançado até o final do ano. O trade turístico já teve a oportunidade de conhecê-lo, afinal os empreendedores locais serão parceiros essenciais para que a Rota das Capelas aconteça. Para isso, ainda serão realizadas consultorias e capacitações.

“Ter uma rota definida vai ajudar na oferta dos nossos produtos e serviços. Teremos uma opção de atratividade além do negócio que vai influenciar diretamente na nossa atuação: o cliente acaba pedindo sugestões do que fazer na cidade e ter um circuito estruturado vai atrair mais visitantes, mais consumo local. Os empreendimentos daqui vão se beneficiar com certeza”, afirma Daiane Formagi Raphaeli, empreendedora que possui um restaurante e café colonial que está localizado na área de abrangência do circuito.

Igreja Matriz Santo Ambrósio em Ascurra (SC). Construída entre 1903 e 1905. As pinturas internas são atribuídas a Pedro Chechet, natural do município. | Foto: Prefeitura de Ascurra (SC)

A Rota das Capelas vai unir as paisagens naturais de Ascurra, com cenários da Mata Atlântica, características rurais, arquitetura e religiosidade. O percurso vai englobar desde o centro do município, com atrativos importantes como a Igreja Matriz Santo Ambrósio e o Colégio Salesiano São Paulo, até comunidades do interior, passando por seis capelas que reúnem moradores e famílias, mantendo a fé nos padroeiros e as tradições que ainda são preservadas como memória dos imigrantes italianos.

“Uma rota de cicloturismo em Ascurra pode trazer benefícios econômicos significativos, impulsionando o turismo local, criando empregos, estimulando o comércio e promovendo o desenvolvimento sustentável. Esses benefícios combinados podem ajudar a impulsionar a economia da cidade, fortalecer sua comunidade empresarial e melhorar a qualidade de vida dos moradores locais”, comenta Luan Fávero, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ascurra.

Um belo exemplo é a Capela São Roque construída na localidade de Morro do 80. A paisagem rural em meio a uma construção que data da década de 1940, teve a primeira missa realizada em 1946. No site da prefeitura de Ascurra, é possível conhecer as que provavelmente estarão na Rota das Capelas.