Cidade do sul fará parte do projeto “Eleições do Futuro” no domingo (15/11)

 

 

 

 

Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP) foram escolhidas para receber demonstrações de propostas para inovar o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996. Elas serão realizadas neste domingo (15/11/20) por 26 empresas selecionadas em chamamento público feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As ações fazem parte do projeto “Eleições do Futuro”, lançado em setembro.

Entre às 10h e 15h, as empresas irão apresentar soluções que contarão com a participação de eleitores, que votarão em candidatos fictícios. O objetivo é iniciar estudos e avaliações para eventual implementação de inovações no sistema eleitoral.

As propostas deverão preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência. Depois da eleição, o TSE decidirá se adotará ou não alguma inovação no sistema de votação.

Segurança

Segundo o TSE, as urnas eletrônicas são ferramentas seguras e auditáveis de votação e proporcionam resultado rápido. A intenção do projeto “Eleições do Futuro” é verificar se há tecnologias mais modernas e baratas para o processo de votação, sem, é claro, afetar a segurança do processo.

Com o projeto, o Tribunal espera conhecer o que as empresas têm a oferecer em conhecimento e tecnologia. A ideia será transmitida aos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que serão os responsáveis por organizar e conduzir as Eleições de 2022.

Não está em discussão a possibilidade de o TSE abrir mão do controle do sistema de votação, que está e continuará sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral.