Cidade do Alto Vale terá simulado de emergência zoosanitária

O objetivo é aperfeiçoar os serviços veterinários e avaliar a eficiência dos planos de atuação em focos de doenças emergenciais.

Foto: Jader Nones / Cidasc

Entre os dias 19 e 26 de novembro, a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) realizarão um simulado de emergência sanitária em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. O treinamento tem o apoio da prefeitura e irá simular a ocorrência de uma peste suína africana, doença que não é registrada desde 1980 no Brasil, mas aconteceu na região do Caribe em 2021.

O objetivo é aperfeiçoar os serviços veterinários, além de avaliar a eficiência dos planos de atuação em focos de doenças emergenciais. O treinamento envolverá médicos veterinários que atuam nos setores privado e público em Santa Catarina e outros estados do Brasil. Entre as ações previstas, estão a visita a propriedades rurais e colheita de material para exames e fiscalização de trânsito e desinfecção de veículos.

“Deste modo, os médicos veterinários estarão preparados para agir caso ocorra algum caso de doença de notificação obrigatória, ainda que o Estado de Santa Catarina tenha um trabalho contínuo para prevenir tais ocorrências”, explica a coordenadora estadual de Sanidade Suídea, Sabrina Tavares.

Os simulados deixarão as equipes preparadas para dar pronta resposta a casos suspeitos e adotar medidas de controle rapidamente, quando necessário. A médica veterinária da Defesa Sanitária Animal, responsável pela unidade do município, Madlaine Frigo Silveira Barbosa de Macedo, diz que a peste suína africana pode ter um impacto devastador na produção. “Perdem-se animais e também o status sanitário de livre de uma doença, o que pode prejudicar a venda da carne catarinense, principalmente para o exterior”, lembra.

A ação conta também com o apoio do ICASA (Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária) e do Sindicarne (Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina), Associação das Indústrias da Carne de Santa Catarina (AINCADESC), da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e da Polícia Militar (PMSC).