Cidade catarinense pode se tornar a Capital Nacional dos Atiradores

 

 

 

Enquanto Blumenau é Capital Nacional da Cerveja, Jaraguá do Sul pode virar a dos Atiradores. O projeto de lei é de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) e já foi aprovado na Câmara. A cidade catarinense é reconhecida pela tradição do tiro esportivo, inclusive é o foco de sua festa mais tradicional e popular.

Em 2017, Jaraguá do Sul foi considerada a cidade mais segura do Brasil. O tiro é uma tradição centenária entre as famílias, só no ano passado mais de 100 mil pessoas prestigiaram a maior Festa dos Atiradores fora da Alemanha: a Schützenfest. Durante o evento, foram disparados mais de 97 mil tiros.

“Estou muito feliz com esta conquista. Eu já tive o prazer de visitar o município em inúmeras oportunidades, inclusive de participar da Festa dos Atiradores que é realizada lá há 30 anos. E esse título, claro, vai garantir uma maior visibilidade nacional. É uma prática de muitos anos e que eu tenho orgulho de participar e também de ajudar a preservar essa tradição”, argumenta o autor do PL.

A sugestão do projeto foi feita pessoalmente ao parlamentar por representantes da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), entidade organizadora do evento. O Projeto de Lei 9470/2018 que concede para Jaraguá do Sul o título de Capital Nacional dos Atiradores segue agora para apreciação do Senado Federal.