Ciclone extratropical pode causar ressaca no mar e ventos de até 80Km/h em Santa Catarina

Foto: Pixabay

 

Foto: Pixabay

 

O Epagri/Ciram emitiu uma nota informando que entre a noite de sexta-feira (26/10/18) e manhã de domingo (28), um ciclone extratropical deve-se intensificar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com a previsão, esses sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa.

Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, podem ocorrer rajadas de 60 km/h a 80 km/h no litoral e sul catarinense, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul. No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem ser até maiores e chegar a 100 km/h.

O ciclone também deixará o mar agitado e há risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul. Por isso não é recomendável a navegação, principalmente de embarcações de menor porte. A equipe de meteorologia estará monitorando a localização e intensidade deste ciclone nos próximos dias.

É importante ressaltar que ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência nos meses entre final de outono e início da primavera. Conforme registros obtidos nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram, os ciclones extratropicais mais intensos é que podem resultar em rajadas de 80 km/h a 100 km/k em municípios do sul catarinense.

As informações foram divulgadas pelas meteorologistas Laura Rodrigues, Clóvis Corrêa e Marilene de Lima, do Epagri-Ciram.