Segundo informações da meteorologista Elen Pelissaro, da Epagri/Ciram, um ciclone extratropical está se formando próximo à costa do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno, em conjunto com uma frente fria, deve provocar temporais em Santa Catarina.
As instabilidades chegam ao estado pelo oeste e avançam pelas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. A previsão é que os temporais atinjam o litoral e o Vale do Itajaí entre a tarde e o início da noite.
Podem ocorrer chuvas intensas em pontos isolados, além de fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa, com possibilidade de ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL
TEMPESTADES COM VENTOS FORTES E RAIOS
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- Na praia, jamais fique na água.
ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Estas informações são orientações de segurança para proteger-se durante condições climáticas adversas, como tempestades, ventos fortes, raios, alagamentos e inundações.