Chuvas intensas atingem Blumenau e causam 40 ocorrências na cidade

Acumulados chegaram a 91 mm no bairro Passo Manso; Água Verde registrou maior número de chamados.

As fortes chuvas que atingiram Blumenau na noite de segunda-feira (17/02/25) provocaram diversas ocorrências na cidade. De acordo com os registros do Alertablu, até às 5h desta terça-feira (18) o maior acumulado pluviométrico foi registrado na estação de telemetria Passo Manso, com 91 mm.

Outras estações também apresentaram índices elevados, como Itoupavazinha (86,2 mm), Ponte Adolfo Konder (75,4 mm) e Nova Esperança (72,6 mm). No total, a média acumulada do município foi de 67,5 mm.

Os volumes de chuva variaram entre os bairros, com acumulados significativos em regiões como Velha Grande (66,6 mm), Velha (72 mm) e Vorstadt (69,2 mm). Na região Norte, Vila Itoupava registrou 68,4 mm, enquanto no Sul, a maior marca foi em Araranguá, com 66,6 mm.

Ocorrências registradas

A Secretaria da Defesa Civil informou que o temporal resultou em 40 ocorrências em diversos bairros da cidade. A região Sul foi a mais afetada, com 25 chamados. O bairro Água Verde foi o que teve o maior número de registros, somando 12 ocorrências. Também se destacaram Garcia, com sete registros, e os bairros Velha e Velha Central, ambos com três chamados.

Já na região Norte, foram contabilizadas 15 ocorrências. O bairro Fortaleza Alta registrou o maior número de casos, com três chamados. Nova Esperança, Ponta Aguda, Salto do Norte e Vila Itoupava tiveram duas ocorrências cada. O Morro da Cia (Rua Bruno Hering) foi interditado por causa da queda de uma árvore.

Alerta Máximo para deslizamentos: 

A Defesa Civil de Blumenau emitiu alerta máximo para risco de deslizamentos nas regiões Central, Leste, Norte e Oeste da cidade. Já a região Sul está em alerta.

Para identificar sinais de deslizamentos, é importante observar rachaduras no solo, inclinação de postes, árvores ou muros e portas e janelas que começam a emperrar sem motivo aparente. Outro indicativo é a aparição de minas d’água em locais onde antes não existiam, além de estalos no terreno ou nas estruturas das casas.

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a qualquer movimentação incomum do solo e sair do local imediatamente caso percebam essas mudanças. Em situações de perigo, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 e evite permanecer em áreas instáveis.

Previsão de mais chuvas 

Segundo a meteorologista Tatiane Martins, da Defesa Civil, a partir do final da manhã de hoje (18), a combinação entre o calor e a atuação de áreas de baixa pressão deve provocar pancadas de chuva com trovoadas na cidade.

Novamente há possibilidade de chuva intensa em um curto intervalo de tempo, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos pontuais. Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A última atualização foi divulgada às 6h42

Ruas São Paulo (maior) e Camboriú (abaixo) no bairro Victor Konder | Foto: Agência Silva
Rua Almirante Barroso, no bairro Vila Nova | Foto: Agência Silva