Nas últimas 12 horas (leitura das 9h) foi registrado uma acumulado médio de 52,64mm de chuva em Blumenau, segundo dados no site do AlertaBlu. As estações com mais chuva nesse período foram as do Araranguá (65,2mm); Parque Ramiro Ruediger (60,8mm) e Itoupava Central (58,8). O nível do rio Itajaí Açu estava com 1,33 metros nesta sábado (30/9/17).
A temperatura às 9h15min era de 19,1°C com previsão de não passar dos 25°C. A mínima foi registrada às 3h com 18,4°C. A umidade relativa do ar no município está em 94,9%.
O céu encoberto ficará com chuva de intensidade fraca durante a manha até o início da tarde, mas não se descartam algumas aberturas de sol. No decorrer do período à medida que o sistema de baixa pressão se afasta para o mar, a chuva cessa e a nebulosidade aos poucos diminui. Temperatura máxima oscilando entre 23 e 25ºC e ventos fracos a moderados virando para oeste/noroeste.
Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva, melhorando com aberturas de sol no Oeste e Meio-Oeste no decorrer do dia. Temperatura amena, com maior elevação à tarde no Oeste e Meio-Oeste. Vento leste a nordeste, moderado e com rajadas mais intensas, no litoral, e de noroeste nas demais regiões. Sistema cavado (área de baixa pressão) em níveis médios e altos da atmosfera, deslocando-se da região leste para o oceano.
Domingo (1º de Outubro)
Blumenau – Presença de sol entre algumas nuvens durante o domingo e temperatura em rápida elevação, variando entre 29 e 31ºC no período da tarde devido aos ventos que sopram de noroeste trazendo ar quente do interior do continente . Durante a madrugada, mínima entre 18 e 20ºC. À noite ocorre aumento da nebulosidade.
Santa Catarina – O sol aparece entre nuvens em todo o Estado, mas a partir da noite, pancadas de chuva com risco de temporais no Oeste. Temperatura em elevação em todas as regiões. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas intensas. Frente fria chegando no Oeste de SC e RS, no fim do dia.
Segunda-feira (2)
Blumenau – Na madrugada da segunda-feira uma frente fria avança por SC favorecendo a ocorrência de chuva, que ocorre na forma de pancadas associadas à algumas trovoadas. À tarde ocorrem algumas aberturas de sol e o calor potencializa a chuva que novamente ocorre com algumas trovoadas. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste.
Santa Catarina – Tempo no Oeste e Meio-Oeste, encoberto com chuva, melhorando com sol a partir da tarde. Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia, devido ao avanço da frente fria para SC. Risco de temporais localizados com granizo e ventania. Temperatura declinando a partir da noite, com a chegada de uma massa de ar mais frio. Vento sudoeste, moderado com rajadas fortes.
Terça-feira (3)
Blumenau – Uma nova massa de ar seco favorece a presença do sol entre algumas nuvens em Blumenau. Devido à redução da nebulosidade durante as noites, as temperaturas mínimas entram em declínio, variando de 13 a 15ºC. As máximas oscilam entre 25 e 27ºC durante as tardes. Ventos fracos a moderados de oeste/noroeste virando para nordeste.
Santa Catarina – Mais nuvens e condição de chuva no início do dia, da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, melhorando com sol a partir da tarde. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens. Temperatura mínima em declínio com o avanço de uma massa de ar mais frio. Vento sul e fraco.
Quarta-feira (4)
Blumenau – Continua a presença da massa de ar seco que favorece o sol entre algumas nuvens. Com a redução da nebulosidade no período noturno, as temperaturas mínimas baixaram, variando de 13 a 15ºC. As máximas devem ficar entre 25 e 27ºC durante as tardes. Ventos fracos a moderados de oeste/noroeste virando para nordeste.
Santa Catarina – Sol com algumas nuvens, com condição de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. A temperatura fica em elevação durante o dia, em todas as regiões, com o afastamento da massa de ar mais frio. Vento nordeste a norte, fraco a moderado.
Tendência para SC, entre 5 a 14 de outubro de 2017
Período marcado por chuva mais frequente em SC, com o predomínio de sistemas de baixa pressão, acumulando totais significativos especialmente do Oeste ao Sul do Estado.
Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram