Por Gustavo Verardo e Francine Sacco, meteorologistas do AlertaBlu
Assim como indicavam as previsões, o tempo mudou na última quarta-feira (16/8/16) com retorno da chuva persistente e volumosa para Blumenau, que resultou em volume elevado quando acumulado nos cinco dias. Tivemos a passagem e formação de frentes frias e muita perturbação em médios e altos níveis da atmosfera, que deram suporte aos sistemas de superfície e favoreceram a ocorrência de chuva moderada em alguns momentos.
Na quarta-feira (17), a chuva ocorreu associada à passagem de uma frente fria pelo Estado e ao aquecimento, como mostra a Figura1. Em Blumenau este sistema favoreceu a ocorrência de um intenso temporal no início da tarde com ventos em torno de 80 km/h, que provocaram estragos em algumas partes do município. Devido ao rápido deslocamento deste sistema em direção o PR, a chuva cessou no final da tarde.
No dia 18, o transporte de umidade do oceano em direção ao continente manteve o céu encoberto com chuva fraca ocasional. No período da tarde um cavado (área alongada de baixa pressão) no Paraguai formou nuvens mais carregadas, que avançaram para o estado catarinense atingindo principalmente o Oeste e as áreas de divisa entre SC e PR, Figura2.
Ainda por influência do cavado, Figura 3, a chuva se estendeu durante toda a sexta-feira em Blumenau, com intensidade moderada e associada a trovoadas e descargas elétricas no período da tarde. O sul do município, região do Garcia foi a que registrou os maiores acumulados nesse dia, entrando em estágio de Média probabilidade de escorregamento, assim como a região Velha / Vila Nova.
No sábado (20), uma frontogênese (formação de uma frente fria sobre SC) associada a um sistema de baixa pressão (Figura 4) manteve o tempo instável com chuva, que por alguns momentos foi moderada e com trovoadas. Neste dia a região Fortaleza também entrou em estágio de Média probabilidade de escorregamentos.
No domingo (21/08) um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e altos da atmosfera favoreceu a ocorrência de chuva mais uma vez associada à trovoadas no final da madrugada. No período da manhã até o início da tarde a chuva persistiu ocorrendo com intensidade fraca. No final da tarde uma nova massa de ar seco e frio de origem polar começou a chegar em SC, estabilizando o tempo e provocando redução da nebulosidade e declínio da temperatura.
O volume acumulado do evento – chuva de 5 dias – foi também expressivo na Bacia do Rio Itajaí-Açu, Figura5, com acumulados acima de 100mm em cidades como Rio do Campo e Rio do Sul, ambas no Alto Vale, resultando na elevação do nível do rio em Blumenau, que entrou em estágio de Atenção na manhã do sábado às 11h00min e atingiu seu pico máximo na noite do domingo, dia 21/08 às 22h30min com 6,15m, já em estágio de Alerta, Figura 6.
Durante todo o evento o acumulado médio no município foi expressivo, 88mm, mas tiveram volumes pontuais ainda mais altos como 102mm na estação do parque Ramiro Ruediger e 100mm na estação do Coripós. Vale ressaltar que a média climatológica para o mês de agosto no município, é de 95mm.
Portanto nestes 5 dias, choveu mais do que a chuva esperada para todo o mês, o que resultou além da elevação do nível do rio, em estragos e transtornos relacionados a escorregamentos. A Tabela1 mostra os acumulados de chuva em 24h registrados pelas estações pluviométricas do AlertaBlu entre os dias 17 e 22/08/16.