Especialidade gastronômica africana e afro-brasileira, é inevitável pensar em acarajé e não lembrar da Bahia, música, alegria e diversão. Entretanto, a chef Janaina Rickmann mostra que é possível preparar o prato em qualquer lugar. A receita do falso acarajé com maionese de pimenta malagueta, disponível no novo cardápio de primavera da Enoteca Decanter Blumenau, é de fácil preparo e rende uma porção.
Ingredientes
- 150g de camarão médio
- 30g de manteiga sem sal
- 1 dente de alho
- 1 pão brioche formato de mini baguete
- 100ml de leite integral
- 1 limão
- 10g de pimenta malagueta fresca
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Uma cebola roxa
- Folhas de coentro fresco
- Um tomate italiano
- 200ml de óleo de canola
Modo de preparo
Tempere os camarões com sal e pimenta e alho picado. Aqueça uma frigideira e salteie os camarões na manteiga e reserve. Em um liquidificador coloque o leite, limão, pimenta malagueta, sal e pimenta do reino. Bata tudo e com um pouco de óleo de canola vá regando a porção ate emulsionar o creme e depois leve para a geladeira.
Pincele o pão com manteiga e leve ao forno para dourar. Corte a cebola roxa e o tomate cortado em brunoise – pedaços pequenos e irregulares –, acrescente o coentro picado e tempere com sal e pimenta do reino. Na montagem retire o pão do forno, fatie o centro com cuidado, acrescente os camarões, a maionese de malagueta e por último vinagrete de tomate, cebola roxa e coentro.
Harmonização
E quem disse que acarajé não combina com vinho? Para acompanhar a receita, o sommelier da Enoteca Decanter, de Blumenau, Santa Catarina, Sidney Lucas, sugere um bom vinho branco para harmonizar. “Com tons florais de jasmim, o espanhol Ramon Roqueta Chardonnay/Macabeo 2017 é fresco, de bom equilíbrio e levemente frutado”, diz.