O sábado e domingo (6 e 7/07/24) serão com muita música, cerveja artesanal e gastronomia em Pomerode (SC). A cervejaria Schornstein celebra os 18 anos da marca com mais uma edição do Schornstein Festival, que acontece desde 2016.
No ano passado, mais de 10 mil pessoas participaram do evento realizado na Praça da Cervejaria, ao lado do Kneipe (bar da fábrica), e com acesso gratuito. “Nosso foco é a boa música e a cerveja de qualidade, mas o festival vai muito além. Temos food trucks variados, drinks diferenciados, espaço kids, estúdio de tatuagem, somos pet friendly e também promoveremos várias outras ativações para proporcionar uma experiência completa e com muita diversão”, explica Luciane Rosa, coordenadora de Marketing da Schornstein.
Além de vários estilos de cerveja com qualidade artesanal, gastronomia diversificada em 10 pontos de alimentação com food trucks, feirinha de vinil, espaço kids e várias ativações, o Schornstein Festival apostou novamente na curadoria musical para trazer uma experiência única ao público, com mais de 24 horas de programação musical. O palco principal terá, ao todo, 12 bandas e o palco vinil, a partir deste ano, ganha uma programação ininterrupta.
Um espaço totalmente dedicado aos discos de vinil contará com uma extensa programação com vários DJs, projetos e coletivos, que colocarão para rodar seus LPs. Nos dois dias, se revezarão nas pick-ups Moonlighting Project, Miro Pavi, Lais Gianesini e Gabriel Ugarte, Dj Deco, Rafa Barros, Disco Pirata, Torta Discos, Leo Biz, Dj Leokdio e Bailinho Lado C.
“A ideia de ter um palco dedicado ao vinil começou no ano passado, principalmente para funcionar nos intervalos entre as bandas do palco principal, mas deu tão certo que tivemos que elevá-lo a uma atração única. Nosso público é exigente e, então, entendemos que seria importante trazer mais dessa experiência musical”, explica Luciane Rosa, coordenadora de Marketing da Schornstein. Além do palco, a feirinha de vinil também ganhará mais espaço.
Opções gastronômicas
O visitante poderá escolher entre 10 diferentes opções gastronômicas do festival, incluindo Food Truck Olho com hambúrguer de linguiça Blumenau, Choripan, pizzas Tarte Flambée e Crepe Francês, fish and chips, Pit Burger & BBQ feito no Pit Smoker, defumados por até 12 horas, pastel, torresmo, sorvete, churros e pipoca.
Sábado (6)
No palco principal, a música ao vivo é a grande estrela e, nos dois dias de evento, a dobradinha de blues está garantida. No sábado (6), o blumenauense Lé Maier e o seu Trio receberão o gaitista/guitarrista/vocalista Big Clay Blues.
Outra atração do dia é Chucrobillyman, músico e artista paranaense que já rodou o mundo com um projeto musical referência no Brasil, no melhor estilo one man band, quando o artista canta e toca vários instrumentos ao mesmo tempo. Logo depois, sobe ao palco a Karrie King, banda de Blumenau que apresenta um repertório clássico com rock, soul e blues nacional e internacional, na voz de Sara Duarte.
No fim da tarde, quem volta ao Schornstein Festival é a Sonido Club. O duo de Florianópolis formado por Anderson Tombini (voz e bateria) e Jerônimo Junior “Jera” (voz, violão, guitarra e bass pedal) impressiona pela versatilidade e carisma, que já conquistou até o famoso Cavern Club, na Inglaterra. Nesse show, além de clássicos gringos como Beatles e Stones, a dupla promete um bloco com muito pop rock nacional.
No período da noite, toca a Diamond Creek, banda de country rock, seguida pela banda Moby Dick com covers dos maiores nomes do rock’n roll, como Led Zeppelin, The Who, AC/DC, Deep Purple, Cream, entre outros. Fechando o primeiro dia de festival, a banda Confraria da Costa, de Curitiba, apresenta seu “rock pirata” e promete uma performance exclusiva, cantando sobre as aventuras e desventuras da vida em alto-mar.
Domingo (7)
O Schornstein Festival reinicia com mais blues da dobradinha entre Rooftop Shakers e Marzio Lenzi que, na sequência, entrega o palco para outro representante do rock clássico do Litoral catarinense. A Carmel se apresentará pela primeira vez no Schornstein Festival, com uma performance de máquina do tempo, trazendo a estética vintage setentista, desde o figurino, repertório e até o timbre de seus instrumentos.
Na metade do último dia, o Sick Sick Sinners apresenta o psychobilly/punk maldito. O trio paranaense é um dos maiores nomes da cena rockabilly do Brasil. Com quase 20 anos de carreira, já tem na bagagem muitos discos lançados e diversas tours internacionais.
No pôr do sol, sobe ao palco a Vintage Cult, uma das bandas mais lembradas em se tratando de rock/pop dançante no estado. E para fechar a noite, quem terá a honra de encerrar o palco principal dessa edição será a Baywatch, “a maior banda de rock da galáxia”, segundo os próprios integrantes. Para esse ano, eles prepararam um show especial, iniciando as comemorações de 10 anos do grupo.
Cervejas
O festival trará 15 diferentes estilos de cerveja com qualidade artesanal (Pilsen, IPA, IPA Tangerina, Red Ale, Weiss, Witbier, Bock Chocolate com Pimenta, Imperial IPA, Dry Stout, Cerveja sem álcool – Long neck, a marca convidada Seasons, Green Cow, Moo England, Holy Cow e Vaca das Galáxias) distribuídos em 50 torneiras. As cervejas e chopes variam entre R$ 13 e R$ 18.
Quem prefere saborear outros tipos de bebida também tem espaço garantido no festival. Vinhos, destilados e drinks estão no cardápio.
Schornstein Festival
Data e horários: Sábado – 11h à 1h | Domingo: 11h às 21h
Local: Praça da Cervejaria, ao lado do Kneipe, bar da fábrica
Endereço: Rua Hermann Weege, 60, no Centro de Pomerode
O acesso ao evento é gratuito
A Schornstein, fundada em 2006 em Pomerode (SC), é uma das pioneiras na produção de cerveja artesanal no Brasil. Sua sede histórica, o antigo Mercado Weege, abriga uma chaminé de 30 metros, simbolizando seu nome. Com o brewpub Schornstein Kneipe ao lado, a fábrica resgata a tradição cervejeira dos primeiros imigrantes alemães.
A empresa produz estilos variados como IPA, Bock, Weiss e Pilsen. As cervejas são comercializadas em garrafas, long neck e latas, sendo amplamente premiadas nacional e internacionalmente.
Sobre a CBCA
A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) surgiu da fusão das cervejarias Leuven e Schornstein, visando fortalecer o consumo de cerveja de qualidade no Brasil. Sob a liderança do engenheiro agrônomo Gustavo Barreira, a CBCA combina tradição e inovação.
Barreira, com vasta experiência em finanças e empreendedorismo, impulsionou a empresa ao sucesso, incluindo o primeiro equity crowdfunding cervejeiro do país. Com fábricas em Pomerode e Itupeva (SP), a CBCA reúne as marcas Leuven, Seasons, Schornstein e Unicorn. A empresa destaca-se por sua gestão visionária e premiada no setor cervejeiro.
Karsten abre as portas da fábrica para visitação com a Makuka