Por Liliani Bento
Desde que a Zehn Bier mudou de administração, há pouco mais de um ano, entrou numa rota de crescimento planejado, independente da tão propalada crise alardeada aos quatro cantos do País. O administrador da empresa, Edson Bruning, explica que foi elaborado um planejamento realista sobre de que forma a empresa poderia crescer, quais as necessidades e mercados com potencial. Com esse trabalho em mãos, o departamento comercial começou a atuar, com diversas visitas em regiões consideradas importantes e que ainda não contavam com pontos de vendas da cervejaria.
Desde então, as cervejas da empresa já podem ser encontradas em grandes supermercados, como Rede Angeloni, Rede Cooper, Fort Atacado, Archer, Rede Top, Rede Premium, Brasão e Rede de Distribuidores Triunfante entre outros. Além disso, os produtos estão sendo colocados também em lojas de conveniência, bares e pubs conceituados do segmento cervejeiro. A presença da marca na região Sul de Santa Catarina, tem aumentado graças a parceria com o Distribuidor Aba, além de estar no Rio de Janeiro e evoluindo negociações com São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. Atualmente, já está com representantes em Pernambuco e Paraíba.
Esse trabalhado aguerrido, em um ano considerado “ruim”, é resultado de um investimento de cerca de R$ 700 mil, previstos até o fim do ano, em marketing, lançamento de uma nova cerveja, estruturação da área comercial, manutenção e reestruturação de equipamentos na fábrica, adequação à legislação e conquista de novos mercados.
A previsão é de que até o fim do ano sejam criados novos 10 postos de trabalho. “Em um ano considerado “ruim”, isso é muito bom. Resolvemos não fazer parte da crise, mas sim trabalhar contra ela. E, pelos resultados que estamos obtendo, acreditamos que em 2017 será melhor ainda”, avisa.
A Cervejaria tem 13 anos de existência e é conhecida pela qualidade do seu produto. No entanto, nos últimos anos não vinha expandido mercado e estava restrita praticamente a Brusque e alguns pontos da região. “O mercado de cervejas artesanais está em ascensão, temos que aproveitar esse momento para apresentar as nossas cervejas”, explica. Nos últimos 12 meses, a produção pulou de seis mil litros para 25 mil litros mensais. A meta é de chegar em 40 mil litros até o fim do ano. Para este ano, a previsão é de um crescimento de 30% com a conquista de novos mercados.
Mercado em expansão
De acordo com Fernando José de Oliveira, sócio-proprietário da empresa, ainda há um amplo mercado de expansão para as cervejas artesanais. “Hoje, não representamos nem 1% do mercado nacional de cervejas. Portanto, as artesanais ainda têm um longo caminho a percorrer. Se a situação econômica do País não estivesse tão complicada, poderíamos, com toda certeza, falar em um crescimento de 50% ao ano”, avalia. Os diretores lembram que em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, as artesanais já representam 15% do mercado cervejeiro. Na região, as 18 cervejarias artesanais juntas planejam investir até o próximo ano cerca de R$ 12,5 milhões.
Cervejas
A fabricação do chope e das cervejas Zehn Bier seguem as tradições germânicas de produção de cervejas na qual se utilizam somente os quatro ingredientes que são a água, o malte o lúpulo e as leveduras. Os produtos não são filtrados e não possuem nenhum tipo de conservantes e/ou outro ingrediente químico. Tudo é feito de forma artesanal e cuidadosa acompanhada por um mestre cervejeiro experiente. Atualmente, a empresa oferece uma gama de seis produtos que são Pilsen, Pilsen Extra, Weizen, Heller Bock e Ipa, que podem ser adquiridos no estado de chope envazado em barris ou como cervejas envazadas em garrafas de 500 Ml.