Há dez anos Blumenau recebia a estrutura de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A data será celebrada com uma cerimônia, além de capacitação aos servidores e orientações a comunidade, a partir de amanhã, dia 17. A abertura do evento será nesta quinta-feira, às 8h, na Escola Técnica de Saúde e contará com a presença do prefeito Napoleão Bernardes.
O SAMU é um programa tripartide que envolve o Governo Federal, o Estadual e o Municipal. A Central de Regulação, localizada junto à Central da Polícia Militar em Blumenau, é administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Programa de Atenção Integral à Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
É na central aonde chegam diariamente cerca de 400 chamados, dos 42 municípios da região de abrangência do SAMU Vale do Itajaí, que vai da cidade de Guabiruba a de Pouso Redondo. As ocorrências são atendidas, reguladas por um médico e, se necessário, as unidades móveis, ou como são mais conhecidas, as ambulâncias, são acionadas.
O SAMU Blumenau
Quando a central de regulação define que a unidade de suporte básico atenderá um chamado, é aí que as equipes de uma das três ambulâncias do município entra em ação. As Unidades de Suporte Básico, compostas por um motorista e um técnico em enfermagem, são acionadas para situações avaliadas como de menor gravidade. Essas equipes atendem por mês de 800 a 900 ocorrências, que anualmente somam quase 10 mil atendimentos. As principais ocorrências atendidas são chamados para socorrer vítimas com fortes dores no peito, infartos, cólicas renais, problemas respiratórios graves e acidentes de trânsito. Muitos dos pacientes acabam sendo liberados no local, mas o SAMU também realiza encaminhamentos aos hospitais.
As equipes de suporte básico estão distribuídas por bairros, a fim de diminuir o tempo de resposta, sendo uma base localizada no Garcia e uma na Vila Nova, onde ficam duas viaturas. Atualmente as unidades de suporte básico são compostas por 14 técnicos em enfermagem e 11 motoristas, todos servidores municipais.
O Ministério da Saúde repassa mensalmente, para o custeio das três viaturas, R$ 37.500,00 e o município investe ainda cerca de R$ 50 mil de recursos próprios para a manutenção das equipes, da estrutura e das três ambulâncias, que em 2015 somaram 8.650 atendimentos. Além desses recursos, a secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, lembra que importantes mudanças aconteceram na estrutura do SAMU. “Nesta gestão houve investimento de estruturação de todas as bases, que estavam em locais insalubres e inadequados desde a instalação, quando o serviço iniciou. Hoje nossos profissionais trabalham com mais qualidade e conforto, o que contribui para um melhor atendimento à população”, salienta. Em fevereiro de 2016, o SAMU Blumenau atendeu 689 chamados.
A estrutura das unidades móveis está disposta em:
– USBs (Unidades de Atendimento Básico) são veículos destinados ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com menor gravidade ou menor risco de vida, entretanto, na ausência de disponibilidade de unidades avançadas, estas podem atuar como “melhor recurso disponível” mesmo em casos mais complexos.
As unidades são tripuladas por um técnico de enfermagem e um motorista/socorrista, sendo reguladas, através de telemedicina pela Central de Regulação e pelo médico regulador. Em Blumenau, a população conta com três viaturas administradas pela prefeitura. Entretanto, a regulação dos atendimentos, o empenho das mesmas e as autorizações de deslocamento são determinadas pela Central de Regulação Médica.
– USAs (Unidades de Atendimento Avançado – UTI´s móveis) são veículos destinados ao atendimento de pacientes com maiores complexidades, normalmente que ameacem a vida destes, ou ao transporte e transferência de pacientes que necessitem de suporte avançado de vida. Em caso de necessidade de atendimento de menor complexidade e indisponibilidade de unidades de suporte básico de vida, estas unidades podem, desde que disponíveis, realizar estes atendimentos de menor complexidade visando gerar a melhor resposta possível. As unidades avançadas são tripuladas por um médico intervencionista, um enfermeiro e um motorista/socorrista e Blumenau conta com uma ambulância como esta.
O Samu estadual possui ainda caminhonetes 4×4 para intervenção rápida e helicópteros para um pronto atendimento em ocorrências graves, em locais de difícil acesso.
Programação de Comemorações dos 10 anos do SAMU Blumenau
DIA 17
- 8h Solenidade de abertura com homenagens
Coffee Break
- 10h às 12h – condução segura de veículos de emergência
- 12h – 14h – Almoço
- 14h às 16h – condução segura de veículos de emergência
- 16h – 16h30 – Coffee Break
- 16h30 – 18h – Manejo do Paciente Clínico
- 19h – 21h – Parto
DIA 18
- 08h – 10h – Manejo do trauma de tórax
- 10h – 10h15 – Coffe Break
- 10h15 – 12h – Linha de cuidado de choques
- 12h – 14h – Almoço
- 14h – 15h45 – Linha de cuidado de choques
- 15h45 – 16h – Coffe Break
- 14h – 18h – Manejo do trauma de tórax
- 19h – 21h – Linha de cuidado em PCR Pediátrica
DIA 19 – Sábado no Parque Ramiro Ruediger, das 8h às 12h
- Grupos de 7 Pessoas poderão realizar prática de ressucitação cardiopulmonar, orientados e acompanhados por médico e enfermeiro da USA – Spdm/Estado.
- Montagem de Hospital de Campanha, com apresentação de material e orientação a população.
Texto: Marília Prado | via PMB