Cerca de 4 mil pessoas prestigiaram a primeira edição do Blumenau Comic’s Experience (BCX) neste sábado e domingo (29 e 30/07/23) no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Dentre as atrações do festival de cultura pop e geek, um dos dubladores mais famosos do Brasil, Guilherme Briggs (RJ).
O evento também trouxe o youtuber Capitão Hunter, com os ilustradores e cartunistas Rafa Fritzen, Carlos Ruas e Paulo Moreira. Nos espaços do teatro, também ocorreram desfiles e concurso de cosplayers, workshops, shopping geek, sala VIPS (com a Blu Computadores, Belli Studio, Conselho JEDI de SC e loja de jogos e varinhas mágicas.
O público teve a oportunidade de assistir uma apresentação de arte Japonesa Hibiki, Orquestra de Sopros e curtir a presença de vários cosplayers famosos do universo pop. A apresentação geral do festival foi comandada pela apresentadora Gisele Scopel. O BCX foi idealizado e coordenado pelos irmãos Ana Cristina Santos Beszczynski e André Santos, ambos à frente da Disse Sim Feiras e Eventos, realizadora do evento.
O festival arrecadou mais de uma tonelada de alimentos. A Liga da Super-Ação, entidade sem fins lucrativos de Blumenau, ficou responsável em repassar para mais de 40 famílias mapeadas pela ONG, além de famílias da entidade AAPPMielo.
“O evento foi incrível. Pessoas felizes, troca de conhecimentos, cultura, além de humanização e carinho com a doação de alimentos para a ONG. A história dos comics passa por todas as gerações, crianças, jovens e adultos. A experiência que a Blumenau Comic’s Experience nos proporcionou é incrível! Um mundo de magia, lembranças, felicidade e afeto”, comemora o presidente da Liga da Super-Ação, Julio Cesar Raulino.
Segundo o diretor criativo da BCX, André Santos, o festival geek superou todas as expectativas. “O público recebeu o evento com muita alegria e curiosidade. Todos os espaços celebraram a movimentação e o momento único e histórico em Blumenau. Além de proporcionar entretenimento de qualidade para as pessoas que gostam de cultura pop e geek, precisamos lembrar que Blumenau é polo em tecnologia e a BCX vem como uma oportunidade do município se consolidar no cenário nacional quando o assunto é entretenimento e tecnologia”, afirma o diretor.
“A BCX pode ser resumida em três palavras: Qualidade, variedade e entretenimento. Por onde passamos havia estandes incríveis, atrações divertidas e especiais e profissionais super atenciosos. Não vemos a hora da próxima edição”, afirma a cosplayer Adriana Buchele Machado.
O presidente do Conselho Jedi SC, Pedro Paulo Toledo, celebra: “Participar da BCX foi imensamente gratificante, com muitos fãs de Blumenau visitando nossa área temática. Eventos como este sempre serão muito bem-vindos”. A produtora executiva da Belli Studio, Aline Muxfeldt Belli, comenta que o evento geek já é sucesso. “A BCX foi um sonho gestado com muita luta e muito carinho pela Ana e pelo André, e a gente sabe o quanto é difícil fazer outras pessoas acreditarem e investirem em um projeto diferente. Nós, aqui da Belli, estamos felizes em marcar presença nesse evento que celebra histórias, narrativas, e traz memórias afetivas para muitos jovens e adultos”, reflete Aline.
A coordenadora geral do BCX, Ana Cristina, ainda acrescenta que o primeiro BCX não contou com patrocínio. “Com o sucesso do primeiro evento, esperamos futuros investidores para a edição de 2024”, diz. A primeira edição do Blumenau Comic’s Experience teve com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, Hotel IBIS Blumenau, Senac Fecomércio Sesc, Smart Films + Conteúdo Digital, Unisul Universidade, Shopping Park Europeu, Unifique, NSC TV, Sollo e CRW Tecnologia em Eventos.