Cerca de 120 pessoas participam de sessão especial de cinema em Blumenau

Ação foi realizada sábado (29/04) no GNC Cinemas, em parceria com a AMA Blumenau, e fez parte da campanha Abril Azul, voltada aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.

Foto: divulgação

No último sábado (29/05/23), o Neumarkt Shopping, em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) de Blumenau e Microrregião, promoveu a Sessão Azul, uma sessão de cinema gratuita e adaptada para quem possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A sessão, que exibiu o filme “Super Mario Bros. – O Filme”, aconteceu no GNC Cinemas e contou com som mais baixo, luzes parcialmente acesas e saída livre para o público, que reuniu cerca de 120 pessoas.

A ação faz parte da campanha Abril Azul, que busca conscientizar a sociedade sobre o TEA e outras síndromes, transtornos ou doenças. Além disso, o Neumarkt já investe em ações de inclusão e treinamento da equipe de colaboradores para atendimento às pessoas com TEA, além de disponibilizar uma vaga exclusiva para esse público, identificada com o símbolo do quebra-cabeça.

De acordo com Ana Paula Müller, fonoaudióloga e presidente AMA Blumenau, o cinema pode ser um lugar desafiador para pessoas com autismo, devido aos estímulos sensoriais. Por isso, a Sessão Azul, com ambiente adaptado, pode proporcionar momentos de lazer e convivência social para esses indivíduos. “É muito importante proporcionar momentos como esse, em que os autistas podem fazer um programa divertido com a família em um ambiente preparado especialmente para eles”, avalia Ana Paula.

Girlaine Caldas, gerente de Marketing do Neumarkt Shopping, destaca a importância de promover ações inclusivas e contribuir para a conscientização da sociedade sobre o TEA e a diminuição do preconceito em relação aos autistas e suas famílias. “O Neumarkt está sempre preocupado em oferecer boas experiências para todos os clientes. Promover ações inclusivas vai ao encontro desse propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento às pessoas com TEA e outras síndromes, transtornos ou doenças”, afirma.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação