Por Claus Jensen
O dia foi marcado por protestos em todo país a favor da operação Lava Jato e contra a corrupção, principalmente a votação da semana passada que abre brechas para políticos reagirem contra juízes que os investiguem.
Em Blumenau, a organização do movimento “Vem prá Rua” estimou a participação de aproximadamente 12 mil pessoas no protesto. Um número que surpreendeu, já que na página do evento 1,2 mil haviam confirmado. A concentração estava marcada para às 16h na frente da Prefeitura Municipal e seguiria pelas ruas Amadeu da Luz, Sete de Setembro, Alameda Rio Branco, voltando ao local de partida pela Rua XV de Novembro.
Como em todas as manifestações da cidade, muitas famílias, pessoas de todas as gerações, desde bebês, jovens, adultos de meia idade e idosos. Na margem esquerda, em frente da prefeitura, havia o boneco inflável Pixuleco, com a figura de Lula em roupas de presidiário.
Para Thiago Schulze, líder do movimento ‘Vem prá Rua” de Blumenau, a avaliação para o protesto de hoje, que teve apenas uma semana para ser organizada foi a melhor possível “O povo de Blumenau está de parabéns pela participação”, comemora. Sobre o que espera dessa manifestação ele diz “Para derrubar a presidente Dilma, os primeiros protestos também não foram os maiores. Esse foi o primeiro contra a corrupção generalizada e a anistia de corruptos. Eu acredito que servirão para os políticos se conscientizarem um pouco mais”.
Outra cidade do Vale do Itajaí com protestos foi Timbó, onde o número de participantes foi de aproximadamente 300 pessoas. A concentração iniciou por volta das 16h na frente da prefeitura e seguiu até o restaurante Thapyoka, ambos localizados na Avenida Getúlio Vargas.
Em Balneário Camboriú o número de participantes foi estimado em 20 mil de acordo com Julio César, que faz parte do movimento Vem prá Rua do município. Os manifestantes passaram pelas avenidas Atlântica e Brasil.
Por volta das 17h iniciou o protesto em Florianópolis, no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. Uma hora depois os mais de 10 mil manifestantes caminharam no sentido bairro, por uma das faixas da via que foi interditada. A organização na capital do Estado foi dos movimentos Vem Pra Rua e Resistência Liberal.
No norte catarinense, a manifestação de Joinville começou por volta das 16h na Praça da Bandeira e terminou no mesmo local 1h30min depois. A passeata que reuniu cerca de mil pessoas percorreu as ruas centrais de Joinville e retornou ao ponto de partida.
Em Blumenau a cobertura de OBlumenauense contou com a participação de Marlise Cardoso Jensen, João Paulo Taumaturgo e a equipe do portal NW Blumenau. Em Timbó, as imagens do início do protesto foram registradas pela Timbó Net. Júlio Cesar, do Vem Prá Rua de Balneário Camboríu, registrou as fotos daquela cidade.
Blumenau
Timbó
Balneário Camboriú