Centro de Valorização da Vida promove cursos para formação de novos voluntários

Capacitação será realizada nos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto, das 19h às 22h, em formato virtual.

Posto do CVV em Blumenau | Foto: divulgação

Muitas pessoas ainda não sabem do poder que tem em fazer a diferença na vida alguém que precisa ouvir as palavras certas para seguir em frente. O CVV (Centro de Valorização da Vida) promove cursos para formação de novos voluntários, destacando a importância do contato humano na prevenção do suicídio e no apoio emocional. Fundada em 1962, a entidade baseia suas ações na interação pessoal, independentemente da proximidade física ou tecnológica.

A campanha #TamoJunto reforça a presença de pessoas disponíveis 24 horas por dia para conversar com quem precisa. Na maioria das vezes, basta ouvir para que quem passa por momentos difíceis possa aliviar o seu peso emocional. Mas é preciso estar preparado e ter no coração a vontade de ajudar o próximo, sem julgamentos.

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos da entidade espalhados pelo Brasil realizam periodicamente Cursos Gratuitos de Capacitação e Seleção para novos voluntários. Os candidatos são preparados ao longo de cerca de três meses.

O CVV Blumenau oferece curso nos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto (2024), das 19h às 22h, em formato virtual. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Para entender melhor o que é ser um voluntário do CVV, você pode assistir ao vídeo explicativo abaixo. A sede local fica na Rua Prof. Luís Schwartz, nº 169, no bairro Velha.

“Nossas atividades são todas realizadas por voluntários devidamente preparados, com ênfase nas relações humanas”, comenta Zita, voluntária do CVV. “É uma conversa sigilosa e anônima de uma pessoa com outra pessoa,” complementa.

Além de divulgar o serviço gratuito oferecido pelo telefone 188 ou pela internet (www.cvv.org.br), a campanha convida pessoas a se tornarem voluntárias. “Nosso principal recurso é nossa equipe de voluntários. Para atender mais pessoas, precisamos de mais voluntários”, afirma Zita.

É importante destacar que o CVV é uma entidade independente, sem vínculos políticos ou religiosos. O convênio com o Ministério da Saúde permite operar o telefone 188 sem comprometer sua autonomia.

Para ser voluntário do CVV é necessário atender a alguns critérios:

  • Idade mínima: 18 anos
  • Disponibilidade para plantões semanais e uma reunião mensal
  • Disposição para acolher pessoas que precisam conversar de maneira sigilosa
  • Não é necessária formação específica além do curso oferecido pelo CVV, que realiza apoio emocional, não atendimento psicológico ou psiquiátrico.

Em 2023, foram realizados 3 milhões de atendimentos por cerca de 3.500 voluntários em 20 estados e no Distrito Federal, via telefone 188, chat, e-mail ou carta. O CVV é financeiramente independente, mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas. Se você tiver interesse em colaborar, pode clicar aqui.

SOBRE O SUICÍDIO

O suicídio é um grave problema de saúde pública, vitimando pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, superando o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciado em 2015, visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.