Centro de Blumenau terá sete novas palmeiras imperiais

Três delas substituirão as palmeiras reais já existentes no local. Entenda a diferença entre as duas espécies.

A Alameda Duque de Caxias, no centro histórico de Blumenau, terá sete novas Palmeiras imperiais. Três substituirão palmeiras reais que já estão plantadas, e as outras quatro serão acrescentadas as outras que já estão no local.

Os trabalhos já foram iniciados na manhã desta terça-feira (25/10/22) pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A ação faz parte de uma compensação ambiental.

A previsão é finalizar o corte hoje para que as novas palmeiras possam ser plantadas na próxima semana. Pelo menos essa é a programação e a expectativa, mas como em qualquer trabalho externo, tudo depende das boas condições climáticas.

Palmeira Imperial

A palmeira imperial é a espécie mais alta, podendo atingir de 30 a 40 metros de altura na fase adulta, o que equivale a um prédio de 13 andares. O caule possui diâmetro entre 40 e 60 centímetros, de cor cinza-claro, liso, cilíndrico e com uma base um pouco mais engrossada.

As folhas extensas verdes medem de 3 a 5 metros de comprimento, o que contribui para formar sombras no local onde ela é plantada. É considerada uma planta muito versátil, podendo ser cultivada em jardins públicos e privados, assim como em parques, praças, escolas, sítios, trilhas etc.

Palmeira Real

A palmeira real tem um tamanho menor e normalmente alcança entre 15 e 20 metros de altura. Essa espécie gosta das regiões litorâneas e tropicais, onde há muito calor e umidade. Ela também possui crescimento rápido e, por isso, é muito usada no paisagismo.

O tronco tem em torno de 20 cm de diâmetro (metade em relação à imperial). As folhas verde-brilhante também são pinadas, porém menores em relação à outra espécie: de 1,8 m a 3 m de comprimento, de pecíolo curto. Essa espécie gosta das regiões litorâneas e tropicais, onde há muito calor e umidade.