Fotos: Alcione Alvim da Silva e Cyntia Andrioli Muller
Nesta manhã de sexta-feira (18/3/16), de forma inédita durante o horário comercial, aconteceu mais uma manifestação contra o governo, pedindo o impeachment da presidente Dilma, a prisão de Lula e apoio ao juiz federal Sérgio Moro. De acordo com o organizador Alexandre Zielinsky, a polícia militar informou que cerca de 600 a 700 pessoas participaram do evento que também contou com o apoio da guarda municipal de trânsito.
De acordo com Alcione Alvim da Silva que ajudou na cobertura, havia um clima de civilidade e respeito ao espaço público. O trânsito fluiu com a normalidade possível e os motoristas em sua maioria, demonstraram apoio à manifestação.
Durante o protesto que começou às 9h e tinha previsão de terminar às 10h, muitos participantes vieram com camisas pretas, carregavam a bandeira nacional e cartazes dizendo “Fora PT”. Um dos momentos mais emocionantes, foi quando cantaram o hino nacional em frente à prefeitura. Em determinado momento, o trânsito na Avenida Beira Rio foi fechado por 10 minutos.
A Polícia Militar junto com a guarda de trânsito, fizeram um desvio da Avenida Beira Rio para a XV de Novembro, através da Rua Padre Roberto Landel de Moura, que ficou com o sentido invertido.
A iniciativa partiu do fotógrafo Alexandre Zelinski e contou com o apoio da CDL Blumenau, Sindilojas, Acib, Sintex, Osblu (Observatório Social de Blumenau), Somar e do Instituto Verdade e Liberdade (IVL). Várias empresas liberaram os funcionários que quisessem participar.
No final da manifestação, uma mulher passou mal e foi atendida por uma equipe dos Corpo de Bombeiros na frente da prefeitura. Não soubemos qual o problema que ela enfrentou, mas a manhã está abafada e quente.