Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen
Fundada em 1998, a Censi Sistemas Hidrossanitários inaugurou na noite desta terça-feira (8/8/17), a nova sede na Rua Bahia, bairro Salto Weissbach, com 10 mil m² de área construída. O evento contou com a participação de um empresário chinês, principal fornecedor, que veio de seu país para participar da cerimônia. Seu discurso valorizando a parceria foi traduzido por uma intérprete que o acompanhava. Cerca de 60% dos produtos da Censi são feitos na China.
A fita inaugural foi cortada pelo fundador e empresário Paulo Censi, de 66 anos, acompanhado de sua esposa Carmen, além dos filhos Leandro e André. A cerimônia começou em uma parte do novo galpão e o coquetel foi servido no refeitório da empresa. Estavam presentes amigos, fornecedores, empresários, políticos e imprensa, como OBlumenauense, que foi convidado para participar desse momento importante.
Além da nova estrutura, foram compradas novas máquinas e equipamentos, implantado um novo sistema de logística interna e de estocagem. Hoje a Censi possui 130 representantes em todos os estados brasileiros, mas o principal mercado está no Sul e Sudeste. Foi a primeira empresa do país a lançar o mecanismo de saída para vasos sanitários com caixas acopladas que possibilitam o duplo acionamento, o que permite optar pela descarga completa, ou meia descarga. Ao todo, trabalham 110 colaboradores diretos e gera outros 130 empregos indiretos.
O objetivo agora é aumentar a produção no Brasil e diversificar ainda mais a linha de produtos. “O investimento da nova sede girou em torno de R$ 15 milhões, que demorou 1 ano e oito meses para ser construída. Para nós essa ampliação era essencial para a logística dos nossos produtos, boa parte importada da China, que demoram cerca de seis meses para chegar ao Brasil. Hoje os produtos de catálogo estão a disposição para pronta entrega em no máximo 5 dias”, comenta Paulo Censi para OBlumenauense.
Paulo disse que não gosta muito da palavra crise. Para ele, temos que esquecer os últimos acontecimentos do Brasil e caminhar buscando novos horizontes, sem medo dela. “Os produtos que nós fabricamos e distribuímos, são voltados para a economia de água que é uma necessidade cada vez maior”, finaliza Censi.
A mestre de cerimônias da inaguração foi a ex-âncora do Jornal do Meio Dia (Balanço Geral), jornalista Viviane Wagenknecht; e o som no coquetel ficou por conta do talentoso Deco Dalponte.