Na sexta-feira (21/07/23), será lançado o Projeto Cena Catarina, uma iniciativa da Cia Carona de Teatro de Blumenau. Com a produção da Verbo Projetos e o apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, o “Cena Catarina” tem como objetivo fortalecer a cena teatral local, por meio da formação de quatro grupos teatrais e da apresentação de uma programação diversificada com dez espetáculos.
Através de um edital que será divulgado durante o lançamento, a Cia Carona selecionará dez espetáculos catarinenses de teatro e dança para serem apresentados no Teatro Carlos Gomes. Além disso, quatro grupos artísticos serão acolhidos pela Cia Carona, recebendo apoio logístico, de produção, divulgação e recursos financeiros. Esses grupos terão a oportunidade de se apresentar no Teatro Carlos Gomes, com apresentações gratuitas abertas à comunidade escolar e ao público em geral. O resultado desse trabalho de nucleação dos grupos será apresentado em março de 2024.
Ainda em 2023, os dez espetáculos selecionados serão apresentados no Teatro Carlos Gomes nos meses de setembro, outubro e novembro, com bilheteria gratuita. O Projeto Cena Catarina contará também com a participação da Cia Carona de Teatro, que apresentará obras já consagradas, como “É tentando Que Se Desiste”, “A Segunda Eva”, “Das Águas” e uma remontagem de “Como Nasceu A Alegria”.
Além das apresentações, o projeto oferecerá seis oficinas para artistas, educadores e membros da comunidade, proporcionando oportunidades de formação continuada em teatro.
A noite de lançamento do Projeto Cena Catarina, no dia 21 de julho, contará com uma apresentação especial e gratuita do espetáculo “Das Águas”, com texto de Gregory Haertel, direção de Fábio Hostert e trilha sonora de Mareike Valentin. A apresentação ocorrerá no Grande Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, a partir das 19h30min, com entrada franca.
O Cena Catarina é um projeto desenvolvido pela Cia Carona de Teatro, com a produção da Verbo Projetos e o apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina. Além disso, o projeto conta com o patrocínio das empresas Altenburg, Cartondruck, Silmaq e Tirol, por meio da destinação do ICMS ao incentivo da cultura, contribuindo para a realização do projeto e o fortalecimento da cultura teatral na região.