O temporal que atingiu Santa Catarina nesta quarta-feira, 26, trouxe ventos fortes e descargas atmosférica (raios) que provocaram danos ao sistema elétrico da Celesc. Durante o pico do problema, às 5h50, cerca de 350 mil unidades consumidoras (aproximadamente 12% do total) estavam sem abastecimento de energia.
No percurso do temporal, nove subestações e três linhas de transmissão foram afetadas que já estão religadas, além do registro de milhares de ocorrências no sistema de média e baixa tensão. Às 12h, cerca de 85% do atendimento já está normalizado, restando aproximadamente 55 mil unidades sem energia por conta do temporal.
Os trabalhos prosseguem agora na recuperação das redes de média e baixa tensão. A previsão é que, até o início da noite, cerca de 95% do sistema esteja restabelecido, restando casos mais complexos, com dificuldade de acesso ou redes inteiras com necessidade de reconstrução. Desde a madrugada, mais de 700 profissionais da Celesc estão mobilizados na operação.
As áreas mais impactadas foram o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e o Planalto Norte, assim como o Oeste catarinense. Os registros mostram que a maior parte dos danos foi causada por árvores e objetos (resto de telhados, placas, entre outros) lançadas sobre a rede elétrica pela força dos ventos, causando avarias a diversos componentes do sistema.
Contato com a Celesc:
O cliente pode ligar para o Call Center no telefone 0800 48 0196 ou enviar um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + o número da Unidade Consumidora.
Fonte: Celesc