A Childhood Brasil concederá reconhecimento público à Celesc, nesta segunda-feira (24), por suas ações em defesa da infância e contra a exploração de crianças e adolescentes, durante o 9° Encontro Empresarial Na Mão Certa. O evento ocorrerá em São Paulo, onde as empresas que são signatárias do pacto pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes apresentam seus casos de sucesso de efetiva proteção da infância. A Celesc é signatária do pacto desde 2006.
A Childhood é uma instituição internacional voltada à proteção da infância e trabalha para garantir que “as crianças sejam crianças”. Dentre as ações propostas pela Childhood à Celesc estão a conscientização e o debate sobre o tema junto a empregados e colaboradores, a capacitação desses profissionais para que saibam identificar pontos de exploração sexual nas rodovias catarinenses e saibam como agir quando se depararem com estes casos.
A Celesc também adesivou sua frota de veículos com a mensagem “Pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas” e capacitou empregados para serem multiplicadores do Programa Na Mão Certa.
Além do Na Mão Certa, a Celesc desenvolve outros projetos de inclusão e de proteção a crianças e adolescentes, como:
- O Jovem Aprendiz, que emprega em todas as Agências Regionais do Estado jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, dando a eles não apenas a oportunidade de um emprego, mas do empoderamento e aprendizado de um ofício junto à Empresa;
- O Celesc Voluntária, em que empregados, voluntariamente, fazem a reforma de escolas, creches e orfanatos aos finais de semana, melhorando sensivelmente as condições para que as crianças e adolescentes possam viver e aprender em locais mais adequados;
- A campanha “Todos juntos contra o trabalho infantil”, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, também buscando a conscientização de empregados, colaboradores e consumidores sobre o problema e suas formas de enfrentá-lo.