Abril é o mês dedicado à conscientização contra a violência nas escolas, e no CEI Ingo Wolfgang Hering, no bairro Garcia, em Blumenau, a reflexão ganhou vida de um jeito especial: com teatro, fantasias e muitas emoções. A equipe pedagógica preparou uma apresentação lúdica para falar sobre algo que mora dentro de cada um — os sentimentos — e mostrar às crianças que entender o que se passa no coração é também um passo importante para a convivência em harmonia.
Vestidas com roupas coloridas e incorporando diferentes expressões emocionais, as professoras Elaine, Greice, Gardiliana, Tatiana, Jéssica, a secretária escolar Mariele e a diretora Cibele de Souza encenaram a peça que ilustrou como sentimentos como raiva, tristeza, alegria e medo fazem parte da vida. De maneira leve e acessível, as crianças foram incentivadas a reconhecer essas emoções e aprender formas saudáveis de lidar com elas no dia a dia.
A diretora explica que o trabalho integra uma série de ações voltadas à formação emocional dos alunos, especialmente considerando o contexto social da comunidade atendida. “Buscamos mudar a forma como as crianças e suas famílias se relacionam com as emoções e os conflitos. Trabalhamos para fortalecer o potencial de cada aluno, mesmo com uma estrutura simples e poucos recursos”, afirma Cibele.
O empenho da equipe vem sendo reconhecido também fora da escola. Em 2024, o projeto “Qual o papel dos insetos em nosso meio?” rendeu ao CEI o 1º lugar na Feira Científica de Blumenau, e o 3º, na FEBIC Nacional (Feira Brasileira de Iniciação Científica).
A atividade sobre sentimentos e emoções faz parte da proposta da unidade de promover um ambiente mais acolhedor e seguro para o desenvolvimento pleno das crianças. O trabalho também busca respeitar a individualidade de cada uma e reforçar valores de empatia e respeito mútuo. A unidade fica localizada na Rua Barbacena, nº 89, que é a continuação da Rua Araranguá.