Casamento Coletivo de 2025 em Blumenau pode superar edições anteriores

Inscrições abrem em 21 de maio e cerimônia será no dia 6 de setembro.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Blumenau se prepara para celebrar o amor em grande estilo com a 10ª edição do Casamento Coletivo, que acontecerá no dia 6 de setembro de 2025, no Ginásio Sebastião Cruz (Galegão).

O lançamento oficial foi realizado na manhã desta quarta-feira (7/05/25), em evento no Parque Vila Germânica com a presença de autoridades, apoiadores, músicos e representantes da sociedade civil. As inscrições abrem no dia 21 de maio, e a expectativa é de oficializar a união de 250 casais, superando os 225 da última edição, em 2023.

Realizado desde 2007, o Casamento Coletivo é promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Família (Pró-Família), em parceria com os cartórios de registro civil e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A ação é voltada a casais de baixa renda que residem em Blumenau e desejam oficializar a união civil, com isenção de custos e apoio jurídico.

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Durante a cerimônia de lançamento, o secretário Municipal da Família, Telmo Gonçalves Duarte Júnior, destacou o impacto social do programa, que já beneficiou mais de 2.500 casais. “É um evento que enche o coração. São famílias que recebem a bênção do matrimônio e têm essa experiência marcada para sempre”, afirmou.

Ele também agradeceu à equipe da Pró-Família e aos apoiadores, entre eles o Hotel Fazenda Casarão do Vale, a empresa Juliana OEC e a Isidoro Veículos, que devem novamente contribuir com brindes e ações especiais para os noivos.

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
O prefeito Egídio Ferrari lembrou que o programa surgiu a partir de um requerimento em 2005, com apoio da Câmara de Vereadores, e reforçou o caráter afetivo e social da iniciativa. “Se são 100, 200 ou 250 casais, são famílias que passam a ter uma nova etapa em suas vidas. É um marco de amor e cidadania.”

O evento de lançamento também contou com as apresentações musicais de Leonardo Tebaldi, Débora e Patrícia, professores da Pró-Família. O clima festivo teve ainda participação do casal da Terceira Idade, Valfredo e Helena Aragão, considerados pela organização como referência de união e afeto.

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) destacou o valor simbólico da 10ª edição: “É um ano emblemático. A cada edição a gente se emociona com histórias de vida e amor. São pessoas que esperaram décadas por esse momento. Dar essa oportunidade é algo que não tem preço.”

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Também participaram do lançamento os vereadores Cristiane Loureiro, Flavinho, Bruno Cunha e Jovino Cardoso, reforçando o apoio do legislativo municipal. Em suas falas, destacaram o casamento como política pública reconhecida nacionalmente — o programa recebeu em 2020 o prêmio de primeiro lugar na categoria de fortalecimento de vínculos conjugais, no programa “Município Amigo da Família”, do Governo Federal.

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: A documentação necessária, conforme a situação de cada casal, sendo noivos solteiros, viúvos, divorciados, estrangeiros residentes ou não residentes no Brasil, precisará ter a validade de até 90 dias antes do registro em cartório, e poderá ser conferida através do site www.registrocivilblumenau.com.br.

Após a verificação da documentação, será agendado o horário para encaminhamento ao cartório. É importante que os casais estejam atentos às etapas, prazos e documentos para que tudo ocorra conforme o necessário. O casamento será apenas civil e os casais que desejarem uma bênção religiosa deverão organizar a cerimônia juntamente com as igrejas e templos das respectivas religiões.

O casamento coletivo é voltado a casais com *hipossuficiência declarada e acontece de forma gratuita, com apoio de diversos parceiros locais, incluindo os cartórios de registro civil, o Poder Judiciário, e instituições da sociedade civil. Ao longo dos anos, o evento se consolidou como uma das maiores ações de fortalecimento de vínculos familiares na cidade.

Reconhecido em nível nacional, o casamento coletivo de Blumenau recebeu em 2020 o prêmio de primeiro lugar na categoria Políticas Públicas Relacionadas ao Fortalecimento de Vínculos Conjugais, dentro do programa “Município Amigo da Família”, do Governo Federal.

Hipossuficiência declarada

Hipossuficiência declarada é a afirmação formal de que uma pessoa não possui condições financeiras suficientes para arcar com determinados custos, como taxas judiciais, honorários advocatícios ou outros encargos, sem comprometer o sustento próprio ou da família.

Essa declaração é muito comum, por exemplo, quando alguém solicita a justiça gratuita. Ao declarar hipossuficiência, a pessoa informa que não tem meios de pagar pelas despesas do processo, e pode ser isenta dessas cobranças, conforme prevê a legislação brasileira (art. 98 do Código de Processo Civil).


 

 


Clube de Leitura em Blumenau transforma livraria em ponto de encontro para leitores