Os empresários do transporte turístico e fretamento de Santa Catarina organizaram uma grande carreata por rodovias para que o governo estadual reveja a decisão de estender a suspensão dos serviços até o dia 2 de agosto. A expectativa da organização era reunir pelo menos 180 ônibus.
A saída estava agendada para às 7h30 desta segunda-feira (8/06/20) na Cristal Turismo de Jaraguá do Sul (SC), após a chegada dos participantes de Mafra e região. Em seguida, os motoristas dos ônibus iriam se encontrar às 8h50 na frente da empresa Segalas, às margens da BR-470, depois seguiriam até os trevos de Gaspar e Luiz Alves. A partir daí se dirigem pela BR-101 ao Morro do Boi em Balneário Camboriú (SC), quando retornam em direção ao Beto Carrero World em Penha (SC).
A orientação é que os condutores estivessem uniformizados e transitassem em velocidade baixa sem obstruir o trânsito. O setor acredita que após a liberação do transporte intermunicipal e dos aeroportos estarem recebendo voos, podem voltar a operar atendendo todas as exigências sanitárias.
Segundo nota divulgada pelo por José Marciel Neis, Presidente da Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de SC (Aettusc), “as empresas que operam no segmento possuem toda a capacidade de realizar suas viagens com os protocolos de segurança estabelecidos em vários países, em conformidade com a OMS e sem prejuízo à saúde dos colaboradores e dos usuários”.
São desde a higienização dos veículos, redução de lotação, disponibilização de álcool em gel para limpeza das mãos, máscaras e demais protocolos. A longa paralisação, além de causar imensos prejuízos, ameaça aumentar ainda mais o desemprego. Segundo a Aettusc, as empresas de turismo e fretamento representam 30 mil colaboradores e cerca de 150 mil dependentes.