Carlos Lino, de 14 anos, brilha no tênis infantojuvenil e conquista títulos nacionais

Jovem tenista de Blumenau acumula conquistas e sonha com carreira profissional no esporte.

Foto: divulgação

Carlos Lino, um tenista de apenas 14 anos, sagrou-se campeão brasileiro na categoria Simples Masculina até 14 anos no 5º Recreio Cruzeiro Open Nacional de Tênis Infantojuvenil, realizado em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), ocorreu entre 29 de março e 2 de abril no Clube Recreio Cruzeiro. Além do título nacional na categoria simples, Carlos também foi vice-campeão na categoria duplas masculino até 16 anos, ao lado de Leonardo Belato.

Conhecido como Cadu no meio esportivo, o atleta vem de uma sequência de ótimos resultados nesta temporada. Apenas 10 dias antes de se tornar campeão brasileiro, o jovem blumenauense conquistou os títulos de campeão estadual de simples e dupla na categoria até 14 anos masculino no Circuito Estadual de Tênis de Campo, promovido pela Federação Catarinense de Tênis (FCT) e realizado em Itajaí, no Itamirim Clube de Campo.

Iniciado no tênis aos 6 anos de idade pelo pai, Luis Lino, no Guarani Esporte Clube, Carlos demonstrou talento nato e competitividade desde cedo. Aos nove anos, começou a disputar competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Em 2022, ele participou de 10 finais e conquistou seis títulos, além de receber o Troféu Prêmio Professor Enrique MVP Tênis de Campo Masculino. Em 2023, Carlos representará Blumenau em torneios nacionais organizados pela CBT, FCT e torneios interclubes brasileiros.

Com o sonho de se tornar tenista profissional e multicampeão, Cadu tem o total apoio do pai, que busca conciliar a rotina escolar do filho com o desenvolvimento esportivo. Atualmente, Cadu treina sob a orientação do Professor Bruno Goldacker e cursa o 9º ano do Ensino Fundamental.

O tênis é apoiado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Esporte, que busca disseminar, incentivar e aprimorar a prática da modalidade na cidade. O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância do esporte como ferramenta de transformação social e o investimento no Programa Bolsa Desportista para o desenvolvimento dos jovens atletas.