Quatro caminhões bolivianos foram apreendidos no último sábado (9/01/21) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Iporã do Oeste, no extremo oeste de Santa Catarina.
Os veículos estavam transportando 112 toneladas de óleo de girassol refinado, em tanques destinados para transporte de produtos inflamáveis. A carga tinha como destino a cidade de Giruá, no Rio Grande do Sul.
Mas na tarde de terça-feira (12), policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) decidiram fazer buscas nos caminhões. Para o trabalho, usaram um cão do canil da unidade que fica em São Miguel do Oeste e tiveram uma surpresa.
O faro apurado do animal localizou quatro sacos com folhas de coca escondidos em dois caminhões. As plantas contêm alcaloides, substância usada na fabricação da cocaína, que primeiro é extraída e depois purificada através de complexos processos químicos.
Por volta das 22h do mesmo dia, o cão Zeus, da Polícia Militar, encontrou 118 g de maconha em Dionísio Cerqueira. O veículo foi abordado e vistoriado, quando o faro indicou que a droga estava dentro de um compartimento no banheiro do coletivo.
Alguns passageiros indicaram uma mulher que esteve no banheiro e demonstrava um comportamento estranho. Ela foi detida, suspeita de ser a responsável pela maconha.