Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen
Nos últimos três dias, Blumenau virou a capital nacional de um jogo associado a inteligência e estratégia. O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2017, aconteceu no Setor 3 do Parque Vila Germânica, envolvendo desde crianças do primeiro ano fundamental, até os adolescentes do terceiro ano do ensino médio.
O evento iniciou na quinta-feira (7/9/17) e seguiu até o meio dia deste sábado (9). A abertura teve momentos de grande emoção, homenagens, e até uma linda apresentação musical com alunos do Teatro Carlos Gomes.
A partir das 15h de hoje (9), iniciou o torneio Blitz de Xadrez Escolar, uma variação do xadrez tradicional na qual existe um limite de 15 minutos para cada jogador. O campeonato reuniu 600 atletas vindos de 10 estados do Brasil.
Desse total, 67 são estudantes de escolas municipais de Blumenau, que participam pela primeira de um campeonato nacional. Elas foram classificadas em uma seletiva que aconteceu em agosto no Parque Vila Germânica.
É primeira vez que o campeonato acontece aqui na cidade, uma homenagem aos 100 anos do Clube de Xadrez de Blumenau. Nas últimas vezes, ele foi disputados nos estados de Minas Gerais e São Paulo. E para os visitantes guardarem um pouco de Blumenau, havia várias lembranças sendo comercializadas, algumas com o logo comemorativo dos 100 anos e até um café colonial.
A grande campeã de xadrez Regina Ribeiro, atleta e professora, estava no pré-lançamento de uma coleção paradidática sobre o esporte para um público de 6 a 10 anos, com versões em português e inglês. Regina comenta que existia uma lacuna de material didático sobre xadrez nessa faixa etária. A obra foi escrita em co-autoria com Angela Molinari e Andressa Kretszchmar.
Conversamos com Janice Dobuchak, diretora do Clube de Xadrez de Blumenau; Regina Ribeiro e a blumenauense Gabriela (Gabi) Feller, campeã do torneio no ano passado, em Minas Gerais. No próximo sábado (16), Gabi viaja para participar de um campeonato mundial que acontece no Uruguai.