Vídeo: Campanha incentiva atenção nos pontos cegos dos ônibus em Blumenau

A expectativa é prevenir colisões, lesões e até mortes no trânsito envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas.

Foto: Michele Lamin [PMB]

Foi lançada uma campanha educativa no trânsito com adesivos que trazem o seguinte texto: “Atenção: o motorista pode não estar vendo você”. O objetivo é chamar a atenção para os chamados “pontos cegos” dos ônibus; por isso, foram colados sobre as rodas dianteiras e também na parte traseira do veículo. Todos os ônibus da frota do transporte coletivo do município receberão a identificação.

A expectativa é prevenir colisões, lesões e até mortes no trânsito envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas. A medida também visa conscientizar os próprios passageiros do transporte coletivo que circulam pelos terminais urbanos.

O adesivo informa e reforça a necessidade de atenção quanto à existência de ângulos externos não refletidos pelos retrovisores dos veículos. Eles fazem parte de um projeto de boas práticas adotadas pelo Grupo de Benchmarking QualiÔnibus/WRI Brasil.

O lançamento foi realizado na manhã desta segunda-feira (18/09/23) no Terminal Oeste, localizado na Rua General Osório, no bairro Água Verde, em Blumenau. A ação integra a Semana Nacional do Trânsito, realizada no mês de setembro.

 

 

WRI Brasil

É um instituto de pesquisa que visa promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atuando no desenvolvimento de estudos e na implementação de soluções sustentáveis em cidades.

O grupo é formado por cidades, agências metropolitanas e empresas operadoras que buscam ações mais efetivas para a melhoria da qualidade do transporte coletivo. Possibilitando a troca de experiências e boas práticas entre provedores de transporte que buscam qualificar seus sistemas. A cidade de Blumenau faz parte deste grupo, sendo representada pela SMTT.

Semana Nacional do Trânsito

É comemorada todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é concentrar atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Neste ano, além da campanha educativa, a Escola Pública de Trânsito (EPT) vai atuar com ações como o Comando Educativo de Trânsito, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF); palestras em empresas e ações especiais junto às escolas.

Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]