Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza inicia nesta segunda

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

 

Por Joni César [PMB]

De 17 de abril a 26 de maio, Blumenau estará vacinando a população contra a gripe Influenza. A imunização será feita durante a semana nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) que possuem sala de vacinação, no horário de atendimento normal. A campanha também vai contar com a vacinação da população pelos Ambulatórios Gerais (AGs) do município.

A previsão é de imunizar em Blumenau cerca de 109 mil pessoas somando os diferentes grupos selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para receber a vacina: idosos acima de 60 anos; portadores de doenças crônicas; crianças com idade entre 6 meses e 4 anos (que ainda não completaram 5 anos); gestantes; puérperas, além dos trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada.

Etapas

Do dia 17 a 20 de abril, serão imunizados primeiramente os grupos considerados mais vulneráveis do município, os idosos e os portadores de doenças crônicas. Mesmo assim, a imunização destes grupos vai prosseguir normalmente até o dia 26 de maio. Após esta etapa inicial, começa a vacinação dos demais. A Semus também reforça que é necessário a apresentação da caderneta de vacinação. Para os trabalhadores da saúde, basta apresentar a carteira de identificação profissional e para os professores a apresentação da declaração da instituição onde trabalham.

Dia “D”

O ponto alto da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza em Blumenau será no dia 13 de maio, o dia “D” da imunização. Neste dia, todas as unidades de saúde, incluindo aquelas sem sala de vacinação, vão participar da vacinação. O horário de atendimento à população será das 8h às 17h. A exigência do MS é de que pelo menos 90% da população dos grupos selecionados sejam imunizados nesta campanha.

Confira a previsão de imunização em Blumenau (números aproximados)

  • Idosos (acima de 60 anos) = 30 mil
  • Crianças (6 meses a 4 anos) = 18 mil
  • Professores (rede pública e privada) = 6 mil
  • Trabalhadores da saúde = 10 mil
  • Gestantes = 3 mil
  • Puérperas = 550
  • Pessoas com morbidade = 39 mil