Campanha de prevenção aumenta procura por testes rápidos no Cedap

CEDAP-R-Paraiba

 

Por Marília Prado

Com as ações que foram realizadas durante a última semana, relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o Cedap registrou aumento de cerca de 15% nos testes rápidos realizados no local, em relação a semana anterior.

Dos testes realizados durante a campanha, dois apontaram hepatite B e um hepatite C. Durante a semana foram testadas 241 pessoas, o que corresponde a 964 testes, já que cada pessoa faz o teste para quatro doenças: hepatite B, C , HIV e sífilis.

No Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção os testes rápidos também são oferecidos para HIV e sífilis. As testagens dessa última semana do HIV retornaram com quatro novos casos positivos na cidade, totalizando 256 testes positivos em 2016. Durante a semana da campanha, as equipes do Cedap registraram 18 exames positivos para sífilis e quatro para HIV.

Em Blumenau, nos cerca de 5.000 testes realizados no CEDAP até o mês de julho de 2016, foram registrados 59 novos casos de hepatite B e o 54 para o tipo C. Em 2015, o 1º semestre tinha 48 casos de hepatite B e fechou o ano com 104 casos. Já para a hepatite C foram 70 casos no 1º semestre no ano passado e 119 no ano todo.

O Cedap é o local que a população pode procurar para realizar os testes e exames, receber orientações e acompanhamento para o tratamento das doenças, além da medicação específica para os tratamentos de HIV, tuberculose, hepatites e hanseníase, gratuitamente. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Paraíba, 380, no Centro.

SECOM / Blumenau