A partir da próxima segunda-feira (11/9/17), será iniciada a Campanha Nacional de Multivacinação em Blumenau. A mobilização da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), vai até o dia 22 de setembro e tem como objetivo ampliar a cobertura e atualizar a situação vacinal de menores de 15 anos.
Durante o período, os pais ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes para uma das unidades de saúde com salas de vacinação para colocar a caderneta em dia. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do respectivo posto.
Além disso, no sábado, dia 16, ocorrerá o “Dia D” da Campanha, data em que todas as unidades do município com salas de vacinação ficarão abertas das 8h às 17h. Trata-se de mais uma oportunidade para pais e responsáveis garantirem a proteção de crianças e adolescentes. É importante apresentar a caderneta de vacinação.
De acordo com a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, a cobertura vacinal do público mais jovem em Blumenau precisa melhorar. “É muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e os adolescentes para tomar as doses pendentes e regularizar a caderneta de vacinação. A vacina é o meio mais efetivo para evitar doenças, como a meningite, as hepatites e o tétano”, enfatiza.
Veja os postos que contam com salas de vacinação aqui.
Relação de vacinas disponíveis no calendário
Para crianças menores de sete anos de idade:
- BCG (para recém-nascidos / oferecida gratuitamente nos hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina)
- Rotavírus Humano
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C
- Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hib e Hepatite B)
- Poliomielite (Vip e Vopb)
- Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba)
- Tetra Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela)
- DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche)
- Hepatite A
Para crianças a partir de sete anos e adolescentes menores de 15 anos:
- Hepatite B
- Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba)
- dT (Difteria e Tétano)
- dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche)
- Meningocócica C
- HPV
Com informação de Felipe Elias, da PMB