Um caminhão de transporte de produtos químicos tombou e pegou fogo às margens da SC-418 (Serra Dona Francisca). O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (29/01/24), na altura do quilômetro 16, em Joinville (SC). Segundo as primeiras informações, o veículo estava carregado com ácido sulfônico, e o motorista teria sofrido ferimentos leves.
O produto é utilizado na fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, produtos multiuso, limpadores de alumínio e limpadores em geral. O carregamento acabou vazando em um riacho, e imagens divulgadas nas redes sociais mostram o local com uma grande espuma na água. A situação está sendo conduzida pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com o apoio de diversos órgãos.
Além da atuação das equipes técnicas da Companhia Águas de Joinville na análise da água, a Prefeitura de Joinville está com equipes de trabalho no local. O prefeito Adriano Silva sobrevoou a região ainda durante a manhã desta segunda-feira para avaliar a situação.
Equipes da Defesa Civil da cidade e também da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), por meio da unidade de Gestão Ambiental, estão no local para ajudar nas medidas de contenção e orientar em relação às questões técnicas necessárias.
A Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville instalaram um Gabinete de Crise para acompanhar a situação envolvendo o vazamento de produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. Como primeira medida, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão fechou preventivamente a captação.
A medida tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e pode ocasionar interrupção no abastecimento de água nos bairros Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.
O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.