Câmara de Blumenau lança campanha de doação de sangue com ações diretas dos servidores

Durante o mês de maio, legislativo promove mutirões, transporte ao Hemosc e divulgação de conteúdo para reforçar os estoques de sangue na chegada do inverno.

Foto (arquivo): Marco Favero [SECOM/SC]

Com o objetivo de reforçar os estoques de sangue na chegada do inverno, período em que tradicionalmente há queda nas doações, a Câmara de Vereadores de Blumenau lançou uma campanha institucional para incentivar a doação entre servidores e a comunidade. A iniciativa acontece ao longo do mês de maio e envolve ações práticas como mutirões de doação com servidores efetivos, comissionados e estagiários da Casa Legislativa.

Além de mobilizar seu corpo funcional, a Câmara disponibilizará os veículos oficiais para transportar os doadores até o Hemosc. A campanha também busca engajar familiares dos servidores e a população em geral, com a divulgação de conteúdos informativos nos canais oficiais da instituição. O objetivo é conscientizar sobre a importância da doação regular e facilitar o acesso dos interessados ao serviço.

A ação reforça o papel social do Legislativo, que vai além da atuação política e se posiciona como apoiador de políticas públicas de saúde. Ao incentivar a doação de sangue, a Câmara contribui diretamente com o Hemosc, responsável por abastecer os hospitais de Blumenau e região.

Como doar sangue em Blumenau

As doações podem ser feitas no Hemocentro Regional de Blumenau, localizado na Rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados das 8h às 11h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (47) 3222-9800 ou clicando aqui. O local conta com estacionamento nos fundos, com acesso pela Rua Joinville.

Quem pode doar

  • Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias
  • Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal e presença de um responsável
  • A primeira doação deve ser feita até os 60 anos
  • Estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 kg
  • Apresentar documento original com foto e emitido por órgão oficial
  • Ter dormido bem na noite anterior e evitar jejum
  • Fazer refeições leves até 3 horas antes e não consumir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
  • Evitar comparecer acompanhado de crianças sem outro responsável