A Câmara de Vereadores de Blumenau anunciou nesta terça-feira (14/04/20) que irá reduzir 10% dos salários dos 15 vereadores, 4 diretores e do procurador geral por dois meses. Além disso, também serão revistos todos os contratos administrativos em vigor para analisar onde é possível economizar.
As decisões foram tomadas pelos vereadores após uma reunião que teve como pauta medidas que a câmara deveria adotar para reduzir despesas neste momento da pandemia da Covid-19. Também foi decidido que as próximas sessões ordinárias, enquanto vigorar o decreto estadual que prevê medidas de distanciamento social, serão realizadas por videoconferência.
Os parlamentares podem escolher se querem participar de seus gabinetes ou então de casa. O presidente da câmara, Marcelo Lanzarin (Podemos), enfatizou a importância do compromisso em participar das sessões remotas, para a discussão e apreciação de projetos, requerimentos e demais propostas apresentadas. Ele destacou que nos gabinetes os vereadores terão o suporte técnico da equipe de informática.
Nas sessões de videoconferência não haverá o pronunciamento dos vereadores e serão transmitidas ao vivo pela TV Legislativa. A única exceção será nesta quinta-feira (16), para que primeiro a transmissão seja testada internamente.