Texto e fotos de Ana Paula Dahlke
Pedestres e ciclistas já estão utilizando o “Calçadão da Brueckheimer”, como ficou popularmente conhecido. O calçadão pertence a rua Capitão Euclides de Castro, que passou por uma revitalização e foi fechada para uso exclusivo de pessoas. Localizado entre as ruas XV de Novembro e Curt Hering, no Centro, o calçadão será inaugurado oficialmente na próxima quinta-feira (23/6/16), às 19 horas.
Dia 25, no sábado, também terá um agito promovido pelos comerciantes ao som de Filipe Burgonovo, às 12 horas da manhã. O comerciante do Machu Picchu Matte, Grégori Morastoni, conta um pouco dos benefícios socioeconômicos que o calçadão proporcionou. “O fato de o espaço privilegiar as pessoas e estas prestigiarem o espaço, e as lojas que existem ali. É uma situação de ganha-ganha. O comércio é beneficiado pelo fluxo de pessoas e as pessoas tem agora a sua disposição um espaço que é delas, não há carros, é seguro e agradável de estar, trazendo melhor qualidade de vida”, conta.
Depois de muita insistência e demanda da população por um espaço a mais de lazer na cidade, a estrutura conta com iluminação pública, bancos, bicicletários, lixeiras e arborização, e agora, também faz parte do programa Rota de Lazer Blumenau, que acontece todos os domingos na XV de Novembro.
O microempreendedor do Mais Bicicletas, Giovani Seibel, conta que está na luta para mais espaços alternativos na cidade. Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental, e também, membro da Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC), avalia o calçadão positivamente. “Recentemente participei do Ateliê Vertical na Furb, e juntamente com acadêmicos e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, elaboramos um trabalho no qual a proposta é ligar novamente a Rua de Lazer até o Parque Ramiro como já foi um dia, nos domingos da Rota de Lazer. Iremos levar o material para apreciação na Rua de Lazer, afinal, foi uma das propostas bastante citadas pelas pessoas e depois a ideia é apresentar ao poder público”, revela.
Para o ciclista, Richard Nathan, 19, a rua proporcionou um excelente espaço de diversão, entretenimento e mobilidade. “É um pequeno passo para um grande avanço. E fico feliz pelas pessoas perceberem, que acima de tudo, as ruas foram feitas para elas. E não só um trajeto para carros passarem”, conta.
Com 107 metros de extensão a conclusão do projeto foi feita através de uma parceria da Secretaria de Planejamento Urbano, com investimento da prefeitura municipal, e proprietários de imóveis da rua, que somaram um investimento de R$ 120 mil.
A novidade é que após a transformação, o calçadão foi cadastrado na startup Urb-i (urb-i.com), que mostra o antes e depois de espaços do mundo inteiro que mudam em prol da mobilidade e lazer urbano.
Veja a imagem abaixo: