Caixinha com dois cartazes na Avenida Beira Rio chama a atenção de pedestres

 

Quem passou pela calçada da Avenida Beira Rio na manhã desta quinta-feira (23/3/16), viu uma intervenção urbana onde apareciam dois cartazes e uma caixinha com vários elementos dentro. A ação chamou a atenção do amigo e repórter cinematográfico Marcos Fernandez que registrou as imagens.

 

 

Um dos cartazes diz “Não seria melhor sair um pouco da caixa?”. Em seguida informa um site para ser acessado. A ação é de estudantes do 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Blumenau (FURB) que através dessa intervenção urbana pretender conscientizar a valorização do Rio Itajaí Açú para torná-lo um símbolo de vitalidade urbana.

 

 

“Acreditamos que o espaço público tem que ser tomado pelas pessoas. O futuro da cidade está conectado com a natureza e temos que olhar para o rio. O nosso objetivo é tornar a margem direita além de um espaço de passagem, um espaço em que as pessoas possam ficar e desfrutar de seu tempo. Segundo Herman Hertzberger, Pois o que precisamos é de uma expansão das possibilidades de todas as coisas que projetamos, para torna-las mais úteis, mais aplicáveis e, portanto, mais adequadas aos seus objetivos, ou adequadas a mais objetivos,” descreve parte do texto assinado pelas estudantes Georgia Carolina Machado, Jéssica Bonfim Andreatto, Nathália Gabriela Nitsche, Nathália Lima Müller e Rafaela Caroline Pereira.

Na página inicial de um site criado e pode ser acessado clicando aqui, tem mais informações. Elas terminam o texto de apresentação dizendo “Para isso, seriam acrescidos dois metros da calçada da margem direita em seu talude, onde se criariam espaços com quiosques para apreciar a vista do rio, mesas cobertas com pergolados, vegetação urbana, iluminação pública coerente com o espaço projetado, espaço para descansar, ciclovia e estacionamento para bicicletas. Nossa intervenção serve em benefício de toda a cidade, por se tratar de um espaço público, para ser questionada e discutida e ter potencial de transformar o cenário urbano da cidade de Blumenau.”