Caio Fernando: um show (gratuito) imperdível às 20h desta quinta-feira (17)

Foto: Nane Pereira
Foto: Nane Pereira
Foto: Nane Pereira

 

O baixista Caio Fernando nasceu em Atibaia, interior de São Paulo, mas reside em Blumenau desde a infância. Cursou a faculdade de licenciatura em música na FURB, foi professor de baixo elétrico e coordenador de prática em grupo de música instrumental no Teatro Carlos Gomes. Junto com o guitarrista Jackson Carlo, lançou em 2012 o primeiro disco autoral, “Fabergé”, em formato de duo, baixo e guitarra; onde os artistas exploraram ao máximo a capacidade de cada instrumento.

caio-fernando_17-11-16_02No ano seguinte, gravou Berê, o segundo disco, desta vez solo, onde o artista transpareceu toda a sua musicalidade, não somente no baixo, mas também no arranjo musical em geral. Ainda em 2013, ele foi indicado como melhor instrumentista Santa Catarina, pelo Prêmio da Música Catarinense. Em 2014, Caio Fernando lançou o documentário “Berê”, que fala sobre o processo de gravação do disco, com imagens dos bastidores das gravações e entrevistas com os participantes do projeto.

Às 20h desta quinta-feira (17/11/16) no auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, Caio apresenta o “Show ao vivo Caio Fernando” que irá virar DVD. A entrada gratuita e o trabalho é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Entre ensaios e entrevista para a TV, conversamos rapidamente com Caio Fernando.

OBlumenauense: O baixo é um instrumento que normalmente não aparece tanto quanto uma guitarra ou bateria. O que mais lhe fascinou na escolha do instrumento?

Caio Fernando: Eu comecei a tocar contrabaixo por acaso aos 9 anos. Aos poucos fui me apaixonando por ele e descobri suas várias facetas, que como qualquer instrumento, você pode explorar ao máximo. Então toco contra-baixo para melodias ou solo.

OBlumenauense: O DVD reúne composições suas. Dessas, quantas serão inéditas?

Caio Fernando: Sim, são todas composições minhas e na gravação deste DVD, terão seis músicas inéditas e três do segundo e último disco, Berê. Quem assistir o show hoje, irá assistir um trabalho inédito que será lançado somente em 2017, junto com meu terceiro disco. Quanto à outras composições, sim, tenho muitas ideias guardadas, que dá para fazer um monte de material ainda.

OBlumenauense: Como será a distribuição desses lançamentos?

Caio Fernando: Inicialmente a ideia é lançar em plataformas digitais e online, como Spotfy ou Youtube.

 

Foto: Nane Pereira
Ensaio na tarde desta quinta-feira (17) com o amigo Mazin Silva (esquerda) | Foto: Nane Pereira

 

OBlumenauense: Existe uma sinergia muito interessante nos músicos que se destacam na cidade, como Mazin Silva, John Mueller, Mareike Valentin, e outros. Há um acordo entre vocês para essas parcerias?

Caio Fernando: Sim, isso é muito bacana. Não existe nenhum acordo, mas como os artistas da cidade tem seus trabalhos autorais, todos torcem para que o trabalho do outro cresça ainda mais. Percebi que muitos artistas compartilharam meu show e escreveram textos super bacanas, para assim trazer os fãs deles para assistir o espetáculo. Isso só fortalece o meio e é algo muito legal.

OBlumenauense: Quais são os principais projetos tanto de shows próprios quanto participações em outros?

Caio Fernando: Esse ano está no fim, mas todos esses artistas que convivem comigo como a Maraike Valentim, Mazin Silva, John Mueller, tem essa parceria de um acompanhar o show do outro. O John Mueller ainda irá se apresentar em dezembro para fechar o ano. Em 2017 começa uma nova história, com o lançamento do disco e o DVD.

 

O show desta noite reunirá grandes nomes da música instrumental catarinense, como Mazin Silva (guitarra), Rafael Girardi (piano e teclado),  Hélio Reichert (saxofone) e Jimmy Allan (bateria). Também terá a participação especial dos músicos João Paulo de Souza (bateria) e Junior Marques (piano).